“Quem não vou atender?” x “Quem precisa ser atendido?” – Acolhimento
Boa tarde,
O que é acolhimento?
Quando você chegou a uma UBS ou a um hospital, foi acolhido? Suas queixas foram ouvidas com paciência pelo profissional? Foi bem recepcionado? Houve Classificação de Risco?
Algumas dessas perguntas podem ser respondidas de acordo com a Política Nacional de Humanização, onde diz que "Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipe/serviços e usuários/populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de CONFIANÇA, COMPROMISSO e VÍNCULO entre as todos os sujeitos envolvidos".
E como se faz?
A partir de uma escuta qualificada daquele que chega à unidade de saúde com determinada expectativa de que sua necessidade seja atendida, que suas crenças e os valores que ele traz sejam respeitados! O acolhimento é um processo coletivo!
É necessário romper com a lógica da exclusão, conforme o título desse post traz.
Beijos a todos!
😉
Por Cláudia Matthes
me fez recordar quando dei aulas para um grupo de acds, auxiliares de consultório dentário, o trabalho que dei no final do curso foi ir a um consultório particular e um uma unidade de saúde. Foi bem enriquecedor. Acho sempre interessante pensar nas formas como fomos acolhidos até então…
um bjo
Peju