Clínica Ampliada e Acolhimento
Ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde, da família e da comunidade. É integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário. A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados e o diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também leva em conta a história de quem está sendo cuidado.
A ampliação da clínica trabalha os danos e os benefícios gerados pelas práticas de saúde, e aposta nas equipes de diferentes especialidades compartilhando a responsabilidade com os usuários e seu entorno. O serviço de saúde pode acolher a queixa do usuário mesmo que a fala pareça não ter relação direta para o diagnóstico e tratamento, pois essa escuta auxilia o próprio usuário a descobrir os motivos de seu adoecimento, por exemplo.
O diferencial da clínica ampliada é exatamente esse acolhimento de forma humanizada, com sentimento de empatia. É importante estar atento para os afetos entre os trabalhadores e usuários buscando a autonomia da pessoa diante do seu tratamento, ao mesmo tempo em que seu caso é tratado de forma única e singular. Um hipertenso, por exemplo, pode e será cuidado de forma diferente de outro hipertenso, já que cada caso é um caso. Se o usuário estiver deprimido, isolado, desempregado, tudo isso interferirá no desenvolvimento da sua doença e precisa ser ouvido pelo profissional de saúde.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/201_clinica_ampliada.html
Por setenunes
Ola Yohanna,
Eu também me sinto muito grato pela tua participação neste grupo e pelas interações ao longo do semestre.
Estamos somente no comecinho da caminhada.
O SUS é uma construção de longo prazo, como uma grande pirâmide, levantada do chão grão de areia por grão de areia, tijolinho a tijolinho, mas que fará sentido na vida de todos os brasileiros ao longo da sua história que está só começando.
SEte