Clinica ampliada
Dentre os valores que norteiam a rede humanizadora está a autonomia e o protagonismo do sujeito, daí a importância de produzir novas estratégias e possibilidades para gerar novas práticas de produção de saúde.
A proposta da clinica ampliada busca não só considerar a doença em “si” ou o diagnóstico feito em laboratório, mas o contexto do sujeito, o que ele apresenta de diferente, de singular,para isso é importante que os profissionais de saúde possa seguir alguns princípios como a “escuta” e o “vinculo” com o sujeito.
A clínica compartilhada na saúde coletiva busca expandir o diálogo e autonomia e diminuir as relações de medo e submissão dos usuários quanto ao diagnóstico e tratamento de uma doença. “Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém”. (Paulo Freire)
Por JeffersonBreno
O empoderamento do usuário é um fator super importante, pois conhecendo as necessidades destes, podemos melhorar ainda mais o nosso sistema de saúde pública, porque saberemos ir ao ponto foco da necessidade e da mudança da problemática. A clinica não é um espaço de coisas pequenas, de procedimentos rapidos e só de cura, como o tema diz a Clínica ampliada vai ao além, nos possibilitando a ter a visão do macro.