Espiritualidade, Cuidados Paliativos e humanização no Cariri cearense
Escrevo para compartilhar com vocês a alegria da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade do Cariri (LIASE Cariri) em realizar a II Jornada de Cuidados Paliativos do Cariri.
Será no dia 10/10 (dia mundial dos Cuidados Paliativos), na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri, das 8h às 20h.
Na verdade, a Jornada encerrará nossa Semana de Cuidados Paliativos, na qual teremos uma programação especial a cada dia.
Na segunda: exposição de fotos sobre medicina e humanização.
Na terça, Sessão Kübler-Ross de cinema e debate sobre Cuidados Paliativos.
Na quarta, campanha de doação de sangue em parceria com o hemocentro do Ceará.
Na quinta, palestra sobre práticas integrativas e complementares e aplicação de reiki solidário.
Na sexta, mini-curso pré-jornada sobre Comunicação de Notícias Difíceis.
Nossa alegria tem um toque especial pois conseguimos esgotar as (300) vagas em menos de uma semana de inscrições (gratuitas)! Cada um deve levar apenas 1 lata de leite em pó para uma ação solidária da LIASE.
Assim, esperamos receber muita gente que faz diferente, interessada em conciliar cuidado integral e humanizado, compreendo o papel da espiritualidade na história de cada um.
Para conhecer mais sobre a LIASE, confiram nosso site: liasecariri.ufca.edu.br.
Por wilsonluisnr
Caro Arthur,
Parabenizo, através de você, toda a LIASE Cariri pelo belíssimo trabalho que vêm desenvolvendo e especialmente pela iniciativa da Jornada de Cuidados Paliativos. Muito pouco se escuta sobre isso nas salas da universidade e menos ainda pelos corredores. Humanizar em cursos de saúde ainda é um grande desafio. Muito se fala em óbito (fisiológico) mas pouco falamos da morte (social) e menos ainda numa forma de cuidado quando ainda há vida e poucas esperanças, onde muitas vezes se escuta que fazer algo mal feito, ou sem intentos funcionais é "fazer um paliativo".
Vamos em frente!
Abraço carinhoso com desejos de sucesso e boas misturas!