A regulação na saude
A partir das pactuações realizados através no Pacto pela Saúde a Regulação é estabelecida pelos três entes federados, e são definidas responsabilidades e estratégias para garantir uma adequada prestação de serviços e de qualidade à população, utilizada como uma ferramenta de gestão do sistema de saúde.
Percebo essa regulação um tanto quanto complexa, precisa de uma capacidade de intervir nos processos de prestação de serviços, alterando ou orientando a sua execução, e adequar a oferta e a demanda, atualmente vemos o quanto é grande a demanda e pouca a oferta, é necessário ter esse balanceamento, ela é formada por ações, serviços e programas de prevenção, promoção e tratamento que envolve cuidados coletivos e individuais em diversos serviços de saúde. É constituído com o compromisso de elaborar leis, regras, normas, assim como, assegurar o cumprimento de fiscalização e avaliação do sistema ou serviço.
A regulação é feita através dos sistemas de saúde que tem como objeto os sistemas municipais, estadual e nacional de saúde, e o da Atenção à Saúde, que seu objeto é a produção das ações diretas e finais de atenção à saúde, estando dirigida aos prestadores públicos e privados, já a Regulação do Acesso à Assistência tem como objetos a organização, o controle, o gerenciamento e a priorização do acesso e dos fluxos assistenciais no âmbito do SUS. E nessas três dimensões tem como sujeitos seus respectivos gestores públicos.