Atenção Primária à Saúde
Cerca de 85% dos atendimentos na rede pública de saúde correspondem a serviços mais frequentes , normalmente em fase inicial dos sintomas que com procedimentos simples impedem que estes sintomas evoluam. A fim de agilizar o atendimento da população e evitar que casos relativamente simples precisem da atenção de médicos especializados, existe a figura da APS, Atenção primária à saúde.
A APS existe nos principais países em desenvolvimento e desenvolvidos. Com estes primeiros atendimentos, é possível fazer estatísticas das principais doenças da região, promovendo ações preventivas, diminui o gasto com internações e tempo gasto em hospitais e cria uma equipe especializada em problemas em estágios iniciais.
O principal desafio da APS é conscientizar a população da diferença entre atendimentos ambulatoriais e atendimentos emergenciais, evitando assim ocupação dos hospitais com problemas que poderiam ser resolvidos em PSF’s.
Por MARCOS SILVA
Laís, boa síntese sobre a atenção primária,pois representa 85% e a principal porta de entrada,ou seja,acesso no sistema de saúde,onde a resolutividade a muita alta quando o acolhimento bem feito com profissionais qualificados.
abraço,
Marcos
Monitor -GSSS-UNB