Novembro Azul
22 votos
Surgiu na Austrália em 2003,com ênfase no diagnóstico precoce e na prevenção do câncer de próstata e criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida uma campanha de conscientização que engloba diversas entidades da sociedade conhecida como novembro azul. Essa campanha tem como objetivo quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e quando necessário, fazer o exame de toque, esse mês não aborda apenas o câncer de próstata mas também outras doenças como: A depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
O novembro azul também é dedicado a diabetes mellitus, já que em 14 de novembro é a data de nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina.
Por laismonteiro
Fabrício, muito legal relembrar a questão do novembro azul. Sabemos que a população masculina tem uma resistência em procurar os serviços de saúde para acompanhamento de rotina muitas vezes por falta de tempo (afinal em Brasília só temos um posto de saúde com horário de atendimento noturno o que dificulta acesso dessa população, devido à carga de horário de trabalho), por vergonha (já que se auto intitulam o sexo forte que não adoecem e que precisam ser a "fonte" de sustento da família) e até mesmo por descuido já que não tem o pensamento voltado para a prevenção de saúde e sim, apenas, cura de doenças. Então, acabam procurando os serviços apenas em último caso. Logo, o novembro azul sem dúvida alguma mostra à população masculina que há uma preocupação com a Saúde do Homem e que eles também são um subgrupo importante da saúde que precisam de atenção e cuidado e que os serviços estão disponíveis para oferecer-lhes isso.