Gestão da Atenção Básica
O que vem a ser a atenção básica? A atenção básica vai ser um conjunto de ações que podem ser tanto individuais como coletivas localizada nos primeiros níveis de atenção dos sistemas de serviços de saúde, com enfoque na promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação.
Para melhor atender o usuário e organizar o serviço a atenção básica utiliza de algumas ferramentas como: cadastro e Cartão SUS, referência para assistência de média e alta complexidade, acompanhamento, avaliação e estratégia de saúde da família.
Assim, os serviços de saúde não é mais visto apenas como um local onde se é tratado as patologias da população, hoje é visto como um lugar de promoção e prevenção de doenças e agravos. Faz-se necessário para uma boa organização do trabalho o conhecimento dos problemas da população e a formulação de mecanismos de interação do profissional com o usuário para que ele se sinta confortável no local de trabalho.
Por Emilia Alves de Sousa
Corroborando com o debate, trago algumas citações.
Para alguns pesquisadores, uma das estratégias para a organização das ações da atenção em saúde é dar voz aos sujeitos envolvidos, ou seja, valorizar o diálogo e o protagonismo desses sujeitos, a partir da inclusão e da participação nos processos de trabalho.
“É por meio do diálogo entre esses atores que se torna possível a organização de um sistema de saúde capaz de dar respostas à população”
Oi Fabrício, tendo em vista o direcionamento do seu post para as pesquisas envolvendo o tema em debate, inseri algumas tags específicas.
Você tem trazido para o debate questões importantes para o aprimoramento do SUS. Muito bom!
Abraços!
Emília