ENQUETE PÚBLICA CONITEC – Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas para Intoxicação por agrotóxicos
14 votos
CHAMADA DE ENQUETE PÚBLICA
Proposta de elaboração de Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas para Intoxicação por agrotóxicos
O Ministério da Saúde irá elaborar diretrizes para a prevenção e atenção integral ao individuo intoxicado por agrotóxicos e quer saber a sua opinião!
Consulte o documento com a proposta atual, elaborada pelo Ministério da Saúde em conjunto com um grupo de especialistas no tema, e nos ajude a melhorá-la, identificando possíveis lacunas ou barreiras e expressando sua expectativa quanto a essa iniciativa.
Esta enquete estará disponível até o dia 09/01/2016. Para acessar clique aqui.
Fonte: Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC
Por Emilia Alves de Sousa
Até que enfim o governo acorda para um problema tão grave!
O Brasil tem apresentado um enorme crescimento na incidência de contaminação por agrotóxicos, e a população grita por mudanças. No rank mundial, o país configura como um dos maiores consumidores do mundo em agrotóxicos, com uma taxa de crescimento 3 vezes maior que o crescimento do mercado mundial, gerando impactos danosos à saúde da população.
Recentemente, foi mostrada uma matéria televisiva sobre o alto índice de pessoas deprimidas e também de suicídios em cidades do Rio Grande do Sul onde é forte a cultura do cultivo do fumo. Foi deprimente ouvir o depoimento das pessoas atingidas.
A elaboração desse documento de Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas para Intoxicação por Agrotóxicos é uma iniciativa bem vinda, e já deveria ter sido feito há muito tempo. E a proposta da inclusão de medidas passando não só pelo diagnóstico e tratamento, mas pela prevenção e monitoria do problema, é excelente. Espero que sejam incluídas também ações severas de punição para os infratores.
Valeu pela publicação Débora!
Bjs!
Emília