Contato entre irmãos fortalece os laços familiares, diz especialista
Um projeto de humanização vem sendo realizado há seis meses na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal da Santa Casa de Lorena. Aproximar a família dos recém-nascidos é a proposta do “Visita Aberta”, projeto que traz o contato dos bebês internados com os irmãos.
De acordo com a psicóloga clínica da Santa Casa de Lorena, Dra. Claudia Caltabiano, o contato com os irmãos traz diversos benefícios e fortalece os laços familiares. A visita é monitorada por médicos e pelos pais. “Para as crianças que estão em casa esperando a chegada dos irmãos, é difícil entender o motivo de eles terem nascido e não estarem em casa. Na fase de desenvolvimento, que acontece dos dois aos sete anos, a criança começa a distinguir o significador [imagem, palavra ou símbolo] daquilo que ele significa [o objeto ausente]. Sendo assim, a criança assimila melhor informações que ela possa visualizar e vivenciar, dando significado a elas”, explica.
Além do contato com o bebê internado, a psicóloga afirma que a aproximação também é importante da mãe com o filho mais velho. “Com as visitas, o vínculo da família se fortalece e a ansiedade da criança mais velha diminui muito”, afirma. “Quanto ao medo de expor a criança ao ambiente hospitalar, o trauma ou má impressão não ocorre, uma vez que elas ainda não têm um pré-conceito sobre o que é um hospital e não o associam a algo ruim”, acrescenta.
Stela Mileine Antunes Pereira, mãe da Letícia e Larissa, que nasceu com 26 semanas de gestação, diz que Larissa passou internada 71 dias e teve o contato com a irmã mais velha, de três anos. “A Letícia sempre pediu para o papai do céu uma irmã e ficou muito feliz com minha gravidez, inclusive foi ela quem escolheu o nome da irmã, e participou ativamente da gestação. Quando a Larissa nasceu prematura e teve que ficar internada, a Letícia começou a perguntar porque eu tinha voltado sem a Larissa e dizia que o papai do céu não tinha atendido o pedido dela. Mesmo eu explicando a ela que a irmãzinha estava no médico, ela não entendia. Resolvemos trazê-la e as consequências foram ótimas”, conta Stela Mileine Antunes Pereira.
Projetos
Além do “Visita Aberta”, a Santa Casa de Lorena também conta com outros protocolos, como as técnicas Mãe Canguru e Redinha. Esses métodos melhoram a qualidade de vida dos recém-nascidos e os estimulam ao rápido desenvolvimento e recuperação. Na Santa Casa de Lorena a “Visita Aberta” aos irmãos prematuros internados na UTI Neonatal, acontece todas as quintas-feiras, das 10h às 11h.
https://www.meon.com.br/noticias/regiao/projeto-de-humanizacao-e-desenvolvido-na-santa-casa-de-lorena