ZIKA-EXCLUSIVO-Microbiologista molecular Paolo Zanotto, coordena pesquisa de Zika vírus inédita em Sergipe
Estive no LACEN, onde fui muito bem recebida pela simpática Danuza Duarte, Superintendente do LACEN-SE, e tive o grande prazer de conhecer o professor Paolo Zanotto, ele é Biólogo, professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP-ICB, coordena o Laboratório de Evolução Molecular e Bioinformática – LEMB.
Zanotto estuda o Zika vírus desde 2007, em parceria com o Instituto Pasteur em Senegal na Africa.
Com toda essa experiência em zika vírus e com o agravamento da doença no Brasil, que está causando microcefalia e consequentemente muita preocupação no Brasil e no mundo, o microbiologista molecular Paolo Zanotto, coordena um trabalho inédito de pesquisa do Zika vírus no Estado de Sergipe, ele é criador da sorologia que detecta o anticorpo do vírus da zika, é uma pesquisa em sorologia anti-zika vírus, ele proporcionou que Sergipe fosse vanguardeiro da pesquisa, o Estado está sendo pioneiro para diagnosticar o vírus da zika.
A pesquisa aqui em Sergipe foi durante esta semana, realizada em três pontos do Estado. Os pesquisadores permaneceram até hoje, 20/02/2016.
O LACEN realiza um belo trabalho em parceria com os pesquisadores da USP, e segundo Danuza, “a unidade dará início a análise das amostras para diagnóstico do Zika vírus e recebeu os insumos necessários para pesquisar a Dengue, o Zika vírus e Chikungunya”.
NOTÍCIA BOA
“A gente sai de três dias para identificação do vírus, para uma prazo bem maior, que é a presença do anticorpo do vírus IgM ou IgG , método que identifica quanto tempo o anticorpo está presente no organismo. O anticorpo IgG é o método que diz que você teve a doença, em algum momento a pessoa teve zika. O IgM diz quanto tempo o anticorpo do vírus da zika está ou esteve presente. Com o exame que detecta o anticorpo teremos um prazo maior para descobrir se a pessoa teve zika, uma prazo entre 18 e 20 dias, ou até maior. É, isso que estamos pesquisando”, destaca Danuza.
Nós do Blog TV PSI, os sergipanos e brasileiros nos orgulhamos de tudo isso que é resultado, graças ao trabalho de pesquisa incansável do Dr. Paolo Zanotto e parceiros. Nossos parabéns especial aqui no Blog TV PSI!
Confira entrevista realizada pela blogueira e ativista da luta contra a Zika e a Microcefalia, Marcia Meirellys/TV PSI:
ENTREVISTA
Marcia Meirellys/TV PSI: Dr. Paulo Zanotto, qual o motivo da sua visita aqui em Aracaju Sergipe, o que é que o Sr. Trouxe, o que vai deixar e o que pretende levar de volta?
“O motivo da gente tá aqui foi uma solicitação do Ministério da saúde, é parte de uma interação que o município tem com o Lacem, com o intuito de trocar experiências, com um grupo que já está envolvido com uma situação de um surto já em andamento e talvez até uma situação que já tenha acabado a primeira onda do surto, e a gente consegue entender como está responderam a isso, o que é que eles estão fazendo, o que é que a gente pode aproveitar, e ao mesmo tempo tem uma troca entre as equipes. Foi mais ou menos sincronizada a chegada da nossa equipe com o esforço que já estava acontecendo aqui, para fazer uma espécie de organização para eles se prepararem para fazer os diagnósticos moleculares, então foi muito interessante uma confluência de fatores, eles instalaram os diagnósticos moleculares ao mesmo tempo em que a gente conseguiu colher os nossos em paralelo, então tem troca de experiência tem validação dos dois temas, e também um grupo que veio aqui fazer a parte de entomologia, junto com o grupo deles de entomologia, e certas coisas que a gente tá experimentando. Tentar acompanhar pacientes que a situação doméstica, peridoméstica de pacientes que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde , aqui. A pessoa vem no posto e é identificada com exantema, com manifestação de sintomas e alguma coisa que possa ser zika, então esse grupo de entomologia volta na casa desse indivíduo e coleta os mosquitos e ao mesmo tempo com a ajuda do Lacem, que manda técnicos e enfermeiros, pode haver, coleta o material de pessoas da família e do mesmo espaço peridoméstico, isso é muito importante pra gente entender a dinâmica de transmissão… Basicamente é isso!
Marcia Meirellys/TV PSI: Essa equipe que o Ministério da Saúde Mandou para Sergipe, quantas pessoas vieram, Dr. Paolo?
De São Paulo vieram 7 pessoas.
Obs.: Você poderá acompanhar a continuação dessa entrevista no 2° vídeo, no Blog TV PSI.
Por Clyton A P Houly - ClytonDiAju - ClytonDiTraipu
A Marcia foi muito feliz ao colher o depoimento do Professor Zanotto. Pela manhã houve uma coletiva de imprensa convocada pela Secretaria Estadual de Saúde, mas não foi possível estarmos lá. A presença do pesquisador da USP no LACEN de Sergipe, pode significar uma grande mudança de postura do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe, que pode incorporar à sua rotina de laboratório de diagnóstico, a atividade de pesquisa. Esse aliás é o desejo da FAPITEC, uma espécie de CNPq estadual, que pretender trazer um récem-doutor, com uma bolsa de pesquisador naturalmente, para se fixar na equipe do LACEN. Sergipe começou a virar o jogo, na luta contra o virus zika. O #PARADOXOSERGIPANO, ou seja, a ausencia laboratorial do zika virus, com a presença de quase 200 casos de microcefalia, está próximo de ser derrubado.