Projeto HumanizaSUS Iguatu: Educação Permanente para transformação do cuidado
Este é um projeto da Secretaria de Saúde de Iguatu-CE que tem como objetivo central humanizar as relações no cotidiano dos serviços de saúde em âmbito municipal. Para isso, busca ainda: a) divulgar os princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização do SUS entre os profissionais da Secretaria de Saúde de Iguatu e usuários; b) criar uma cultura de humanização no atendimento aos usuários do SUS em âmbito municipal; c) incentivar a gestão participativa envolvendo trabalhadores e usuário do SUS; d) promover espaços de educação permanente e educação popular com base na PNH.
O mesmo foi criado diante da quantidade de denúncias registradas no primeiro semestre de 2015 na Ouvidoria da Secretaria de Saúde, onde foi constada que cerca de 56% destas referiam-se ao mal atendimento nas unidades de saúde. Os usuários relavam grosserias por parte dos profissionais, desateção, falta de informações, o que compromete diretamente a qualidade do atendimento. Tais denúncias foram reforçadas na nossa VI Conferência Municipal de Saúde de Iguatu, realizada em junho de 2015, onde os delegados participantes destacaram a necessidade de tomar medidas urgentes para a melhoria da qualidade dos atendimentos
Assim, a gestão municipal assumiu o compromisso de investir em educação permanente para todos os profissionais que atendem diretamente os usuários do sistema, possibilitando que estes tivessem acesso à Política Nacional de Humanização, bem como conhecimentos básicos sobre SUS e que nesses espaços possibilitassem a reflexão sobre as práticas de trabalho cotidianas permitindo uma mudança na conduta dos profissionais. Foi neste contexto que surgiu o Projeto “HumanizaSUS Iguatu: educação permanente para a transformação do cuidado”.
Este projeto está em andamento desde junho de 2015 e se estenderá durante o ano de 2016, até que todos os equipamentos de saúde do município sejam contemplados com as ações previstas. A estratégia central é a educação permanente, pois entendemos que para ofertar serviços de qualidade para a população é preciso qualificar nossos recursos humanos, sendo esta também, uma forma de valorização dos trabalhadores.
Público-alvo: Gestores, profissionais e trabalhadores do SUS de Iguatu.
Metodologia:
· São realizados mini-cursos e oficinas de humanização com os vários setores da Secretaira de Saúde;
· Cada mini-curso é ofertado para um grupo de até 30 profissionais;
· O público prioritário é composto pelos profissionais de nível médio e fundamental.
· Foram priorizadas atividades que permitiram a participação ativa dos profissionais e a reflexão sobre suas práticas de atendimento no cotidiano.
· Os mini-cursos incluem atividades variadas como: dinâmicas de grupo, exposição do tema, apresentação de vídeos, debate, reflexões, auto-avaliação, atividades em equipe para construção de estratégias de humanização do SUS em Iguatu, finalizando com avaliação dos encontros;
· No final de cada mini-curso é realizada uma avaliação sigilosa, onde os participantes podem descrever os pontos positivos, negativos e sugestões para o projeto;
Resultados alcançados:
· As ações até agora efetivadas foram avaliadas positivamente por todos que participaram;
· Os profissionais relataram que sentiram-se valorizados pela oportunidade de participar do curso;
· Até o mês de março de 2016, foram concluídas treze turmas, envolvendo cerca de duzentos profissionais de saúde de todos os níveis de escolaridade e de diversos setores da Secretaria de Saúde, desde a Atenção Básica, aos serviços de média complexidade como CAPS e Hospital Regional.
· Concluimos que muitos profissionais não conheciam princípios básicos do SUS, não percebiam a saúde como um direito e não reconheciam os avanços das últimas décadas. Após o curso, muitos passaram a refletir a grandiosidade do sistema e a necessidade de modificar suas práticas cotidianas.