A clínica ampliada é um novo modelo de se fazer clínica, ela foge um pouco dos padrões tradicionais que é baseado na técnica “queixa-conduta” (essa técnica é como se fosse um protocolo padrão, onde o profissional de saúde segue não levando em conta as particularidades de cada paciente). Cada paciente tem sua especificidade, podendo ter até uma queixa padrão, mas que pôde ser apresentada por algum determinante social diferente do padrão. O profissional, sendo ele médico, enfermeiro, ou qualquer outro que trata de forma direta com o paciente e que se preocupa com a clínica ampliada, não leva em conta apenas a queixa do paciente. Ele faz uma ótima anamnese do paciente, levando em conta todas as particulariedades, relacionadas a saúde ou não.
Outro ponto forte da clínica ampliada não pe colocar o profissional médico apenas como o dono total saber e sim formar equipes multidisciplinares com o empoderamento dessas equipes para que possa dar um apoio, uma atenção total aos pacientes.
Por Paola Alves
Bom dia Lucas,
O ponto que mais me deixa reflexiva sobre esse assunto, é como olhar a singularidade do indivíduo mesmo este estando dentro de um grupo. Como você mesmo disse apesar da especificidade de cada pessoa, ainda assim ela esta dentro de um cotexto social que pode ser comum a outras pessoas. E como este contexto tem impacto diferente na vida de cada pessoa. Mas o importante mesmo é fazer o treinamento dessa proposta.
Abs Paola