Ao buscar um pouco sobre o conceito de “Trabalho”, percebi muitas relações em entre produto, troca, recompensa, mecanismos de trabalho e que todos nós em algum momento da nossa vida vamos recorrer a esse processo. Mas todo trabalho e difere dependendo do que você produz, um exemplo é que para produzir um carro você produz de um jeito, para produzir saúde você faz de outro modo. Cada um exige uma técnica e uma formação diferente.
O Trabalho em Saúde é sempre coletivo, não é possível que um profissional só dê conta de tudo, cada profissional de saúde tem sua especialidade e sua contribuição para um todo, para um “produto final”.
Todos os profissionais de saúde são operadores da construção do cuidado, independente da sua formação e atuação, ambos precisam praticar o cuidado, acolher, respeitar, este é um campo comum do trabalho em saúde, atendendo assim as necessidades da pessoa mais importante de todo esse processo, o usuário.
Por Patrícia Nobre Pereira
Muito bom você trazer isso Karina, pois sempre que pensamos em trabalho logo ligamos há alguma forma recompensa, por ex. o salário na conta no fim do mês. Na saúde é bem ao contrário, fazemos com amor e dedicação aquilo que nos comprometemos a fazer sem esperar nada em trocar além do bem estar do próximo.