O Acolhimento ao usuário do SUS é tratado de forma especial no PMAQ e é um dos assuntos de maior relevância (classificado como nível 4), além de representar mais de 10% do percentual da avaliação externa.
Acolher bem ao paciente é requisito fundamental para sobrevivência de qualquer serviço de saúde. E no SUS, com o PMAQ, o acolhimento bem sucedido significa mais recursos para a UBS e para o município. Acolher é receber bem o visitante e suprir as suas necessidades de saúde da melhor maneira possível.
“… o acolhimento é uma prática presente em todas as relações de cuidado, nos encontros reais entre trabalhadores de saúde e usuários nos atos de receber e escutar as pessoas, podendo acontecer de formas variadas”.
O PMAQ prevê que a Equipe Atenção Básica crie um processo de Acolhimento que seja eficiente. Não é suficiente dar “bom dia” ao Usuário do SUS, é preciso que tenha um processo de Acolhimento Coordenado, uma sequência de atendimento. Veja o organograma abaixo:
Viu? A verdade é que não é tão difícil assim. E todos dos serviços de saúde poderão realizar.
Por Emilia Alves de Sousa
Uma postura ética que envolve várias dimensões em relação ao modo de perceber o outro, as relações de poder e o modo de organizar os espaços com adequação da ambiência. É portanto, um postura que assume um triplo compromisso: ético-político-estético.
Entretanto, como garantir essas dimensões nas práticas de saúde? Ou seja, que dispositivos devem ser implementados para uma atenção acolhedora que contemple essas dimensões?
Muito importante o debate trazido por você Patrícia!
AbraSUS!
Emília