Não posto muito na plataforma, mas hoje ao estudar sobre o projeto terapêutico singular me senti movida a deixar meu comentário aqui, e compartilhar sobre a minha imensa alegria sobre a atenção ao cuidado das pessoas. O projeto Terapêutico Singular é tão rico, porque conta com a singularidade dos individuos. Cada ser-humano é único, todos nós somos moldados pelas nossas experiencias individuais, assim, cada um possui caracteristicas particulares. Ao sermos acolhidos e tratados de acordo com as nossas caracteristicas únicas, considerando o que somos e a história que carregamos, nos sentimentos mais abertos aos conselhos dos profissionais em saúde aderindo mais facilmente ao tratamento! Me humanizou ler um pouquinho a respeito, e espero que esse post te incoraje a pensar em uma saúde melhor para todos nós! HUMANIZA SUS
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Gabriela,
Que legal a sua postagem trazendo essa importante discussão!
Dentre os dispositivos orientados pela Política Nacional de Humanização para uma atenção profissional mais resolutiva, a clínica ampliada e o Projeto Terapêutico Singular assumem uma importância relevante, na medida em que valorizam o caráter multidismensional do usuário, e a abordagem multidisciplinar para atender todas as suas demandas de saúde. Sob essa ótica, o atendimento rompe com o recorte do usuário, e busca ver o todo, analisa os sinais e sintomas apresentados, propondo inúmeras possibilidades de tratamento, levando em consideração que cada um é único, respeitando assim as singularidades de cada pessoa atendida.
Como se sabe, o processo não é simples e assume um fazer com compromisso ético e político, onde o diálogo circular é a tônica do atendimento. Mas será que as nossas unidades de saúde estão aparelhadas para um atendimento com essas abordagens? Seria ótimo, né?
Valeu pela postagem!
AbraSUS!
Emíia