A Semana do Servidor Público comemorada de 24 à 27 de outubro no Ministério da Saúde(MS), teve como tema principal “A construção de espaços de trabalho favoráveis à saúde”.
A iniciativa é do grupo composto por representantes da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor – CAS/CGESP/SAA/SE/MS, da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas – CODEP/CGESP/SAA/SE/MS, da Comissão de Ética do Ministério da Saúde – CE/MS e da Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização – CGPNH, Núcleo de comunicação da CGESP – NUCOM e tem por finalidade promover espaços de reflexão sobre diversos temas de interesse dos trabalhadores do Ministério da Saúde, com o objetivo de estimular a reflexão individual e coletiva sobre o papel do servidor e o trabalho cotidiano na construção de espaços de trabalho favoráveis à saúde.
A ideia é envolver o conjunto de trabalhadores do MS por meio de atividades culturais, de integração, de reflexão, debate e de promoção à saúde com vários eixos de debate como: Promoção da Saúde, Relações de Trabalho, Avaliação de Desempenho, Comissão de Ética, Política Nacional de Humanização, Valorização do trabalho e do trabalhador, Ambiência e Vigilância em Saúde do trabalhador.
Durante a roda realizada ontem (26) pela CGPNH, os trabalhadores puderam conversar sobre Saúde no Trabalho, vários departamentos participaram e levaram suas inquietações e contribuições acerca do tema.
“Acredito que saúde no trabalho exiga boas condições, boas relações e uma boa estrutura física para os trabalhadores”, conta Valdeir Costa, Servidor/COAP.
“É necessário trabalhar com respeito aos colegas e ter ações para administrar o stress no serviço público”, afirmou a servidora da CEOFI, Pureza Dória.
Outra questão importante levantada foi a valorização dos trabalhadores com mais idade, a servidora, Aimée Rocha da CODEP ressaltou: “Precisamos colocar em prática o prorgrama do idoso no MS, ter inciciativas para essa grande parcela de trabalhadores que somos e investir em estímulos que visem a integração dos colaboradores mais antigos junto dos novos servidores.”
A CGPNH tem em suas diretrizes a Valorização do Trabahado e atua na formação e qualificação dos trabahadores do SUS por meio da construção de espaços coletivos e na formulação de políticas públicas que valorizem o sujeito e a escuta qualificada.
Além da roda de conversa, foi montado o “Espaço HumanizaSUS de Fotografia” para que os trabalhadores pudessem registrar sua participação.
Diante dos cliques eles ficavam a vontade para dar sugestões de melhorias no ambiente de trabalho.
*Para acessar todas as fotos do evento clique aqui.
Texto: Sheila Souza /NUCOM-SAS
Fotos: Rondon Vellozo/NUCOM-SAS