Atenção Especializada
Olá pessoal,
Achei muito bacana esses pontos que o CONASS levanta para que a Atenção Especializada possa melhor atender a grande demanda que temos em nosso país:
– Instituir uma politica para Atenção Ambulatorial Especializada, com diretrizes baseadas na perspectiva das Redes de Atenção à Saúde, coordenada pela Atenção Primária à Saúde, utilizando como referencial o Modelo de Atenção às Condições Crônicas.
– Destacar, na politica de Atenção Ambulatorial Especializada, a atenção à gestante, ao idoso, à criança, à saúde mental e aos portadores de condições crônicas. Também é necessário promover a utilização de diretrizes clínicas baseadas em evidências, que orientem as intervenções na Atenção Especializada.
– Instituir, a partir da APS, a regulação das condições crônicas não agudizadas para a Atenção Especializada, utilizando ferramentas como a estratificação de risco; a integração de agendas e os protocolos de acesso.
– Propor ao Ministério da Saúde a mudança na forma de financiamento da Atenção Especializada, adotando o financiamento global que deve ser acompanhado por incentivos de desempenho, por meio do monitoramento e cumprimento de metas em relação à estrutura, processos e resultados.
– Estimular pesquisas acadêmicas e em serviços relativas à Atenção Especializada.
Esses pontos destacam como precisamos cada vez mais investir em nossa saúde e em nosso SUS e principalmente promover mais a integração da Atenção Especialidaza com toda a Rede para que o problema das grandes filas de espera possam ser sanados.
Obrigado!
Leonardo
#GSSS #GSCUnb #SCUnb