O vídeo compartilhado neste post é o primeiro de uma série de produções audiovisuais a ser compartilhada em breve, como resultado da proposta do curso “Rede de Produção de Saúde na perspectiva da Inteligência Coletiva”, do Programa de Educação Permanente Rede SAMPA – Saúde Mental Paulistana, para gestores e trabalhadores da rede oferecido pela Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS/SP).
A produção de “curtas” faz parte de uma estratégia de ativação da Inteligência Coletiva proposta pelo curso, baseada na ideia de compor uma cartografia coletiva dos pontos de saúde identificados pelos participantes nos diversos territórios de trbalho na cidade.
O grupo que realizou este vídeo trabalha na região central da metrópole e escolheu apresentar como ponto de produção de saúde a Casa do Povo, espaço histórico de resistência, memória e abertura ao novo, ao experimental e à vanguarda, cravada no coração do Bom Retiro, tradicional bairro dessa região da cidade.
Belo trabalho realizado por Ana Carolina Fainzbilber, Anderson de Oliveira Silva, Josemar da Nóbrega Dantas, Juliana Marin, Maria Eugênia Mesquita, Patrícia Farina, Patícia Villas-Boas e Salete Monteiro Amador.
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Márcia,
O tema já estimula o nosso imaginário para um espaço de ocupação, de participação democrática, e quando você vê o vídeo, não tem como não se encantar com as imagens e depoimentos marcantes de pessoas ativistas que mostram um novo conceito de produzir saúde. Um conceito de saúde pensado de forma integral, com práticas que possibilitem tirar a pessoa da ociosidade, do individualismo, para um lugar de ativismo, de resistência, de participação e construção coletiva, em benefício do bem comum. Um lugar, como mostra o depoimento:
“Um lugar que faz renascer a esperança e ter um horizonte…um horizonte de um futuro próximo, mas um horizonte também olhando para trás…”
AbraSUS!
Emília
Parabéns para esses profissionais que fazem a casa do povo ser a casa de todos , construída com todos, fazendo renascer a esperança e o otimismo de um novo tempo, onde todos são protagonistas!