Futuros médicos adquirem conhecimentos habilidades e atitudes no combate à Dengue em mutirão da ESF

15 votos

Futuros médicos adquirem conhecimentos, habilidades e atitudes no combate à Dengue, em mutirão da ESF, no interior de SP.

Controlar a dengue é uma tarefa muito difícil, que exige um esforço de todos os profissionais de saúde, dos gestores e principalmente da população.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/Unoeste), no campus de Presidente Prudente somou esforços com a Secretaria Municipal de Saúde, no município, organizando um multirão denominado: “Todos Contra a Dengue”. Acadêmicos se uniram à população local, no mês de Março de 2023, no território da ESF Morada do Sol, para percorrer as casas do bairro, acompanhados por uma caminhão da Prefeitura, denominado “Cata-Trecos”, em busca de objetos que poderiam acumular água parada, evitando os locais para a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
A Professora utilizou o Arco de Maguerez, após a aplicação do Plano de ação, alicerçado na Política Nacional de Promoção à Saúde, para estimular reglexão-na-ação. Estudantes consideraram, nas discussões, com a Mestra, que não poderemos ter sucesso com as ações de combate à dengue, se não criarmos parcerias.
A docente complementou, reforçando a necessidade de envolvermos outros setores, além da Saúde, ligados à administração do município, como a limpeza urbana, o saneamento, a educação, o turismo, o meio ambiente, nesse desafio que pode salvar muitas vidas.
Acadêmicos lembraram a comunidade, em cada visita realizada, que para se reproduzir, o mosquito Aedes aegypti pode se utilizar de vários tipos de recipientes, usados pelas pessoas nas atividades do seu dia-a-dia, tais como: garrafas plásticas, latas, pneus, outros plásticos e até tampinhas de embalagens descartáveis. Eles lembraram a comunidade, que estes objetos podem ser encontrados a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e mesmo em lixões.
A docente reforçou, nas discussões com os acadêmicos, que é preciso que as ações para o controle da dengue possam garantir a participação dos moradores para a eliminação de criadouros já existentes, ou dos possíveis locais para reprodução do mosquito.
Os acadêmicos consideraram como positiva a ação de combate à Dengue, montada no território de saúde da ESF Morada do Sol, em Presidente Prudente, SP, envolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes dos participantes para a sua realização.

Referência:
O Agente Comunitário de Saúde no controle da dengue.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agente_comunitario_saude_controle_dengue.pdf&ved=2ahUKEwjUpJPJyKr-AhUgiJUCHTjIDo8QFnoECA0QAQ&usg=AOvVaw16Rn5Ic9f6H-Tb2SMF80ab
Acesso em 14 04 2023, às 16h 27min.