Recentemente, o 6º termo do curso de medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) teve uma aula fantástica sobre a importância da comunicação na área da saúde. A palestra foi ministrada pela mastologista Maria Assunção de Azevedo Guedes, durante a disciplina de Cuidados Paliativos – sob responsabilidade da professora / doutora Regina Lúcia Braga Barreto.
Para mim, enquanto aluno, foi um momento de reaproximação com os assuntos de base ligados a minha área de formação: a comunicação social. E a associação deles com minha área de graduação: a medicina.
A comunicação sempre foi um dos pilares para o desenvolvimento social e interpessoal da humanidade. E ela se torna imprescindível para a relação médico paciente.
Nesse contexto, é por meio dela que podemos estabelecer vínculos, entender, ouvir, compreender e, sobretudo, nos conectarmos com relatos e histórias reais, da vida como ela é!
A comunicação na área da saúde é o laço entre o testemunho e a compreensão – tão necessários e primordiais para a boa conduta clínica.
A aula me encheu de energia para seguir adiante… Pois sei o quanto a intersecção entre o conhecimento e a boa comunicação pode ser fundamental para o protagonismo da saúde pública e de seu principal anfitrião: o ser humano!
Por Roque JR
Ótimo relato! Interessante e atual visão