ESF São Pedro na cidade de Presidente Prudente em parceria com alunos de medicina da Unoeste iniciam programa de tabagismo.
Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, o qual tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Essa foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil. Inaugurou-se assim, de forma ainda tímida, a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. Sabe se que morre cerca de 4,9 milhões por ano de doenças vinda do Tabaco, o INCA desenvolve um importante papel como centro colaborador da OMS para o Programa “ Tabaco ou Saúde “, cujo o objetivo é estimular e apoiar a elaboração da Convenção para o controle do Tabaco. Por essa razão, iniciamos, com o apoio dos acadêmicos de medicina da Unoeste , o programa de Tabagismo na ESF São Pedro , onde todos os pacientes , interessados em parar o uso do tabaco , passaram pelo Teste de Fargestron, e a partir de então , serão acompanhados por um ano para que obtenham o sucesso.
Referências
WHO. World Health Organization. Framework Convention on Tobacco Control. Geneva. 2003.
Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Secretaria Executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.
INCA ( Instituto Nascional de Câncer do Ministério da Saúde)
Por MARCEL FARIAS DOS SANTOS
Mostrar aos alunos e pacientes que se trata de politica mundial é importante para mobilização a favor da saude!