ESCOLHA TRABALHAR EM ALGO QUE VOCÊ SE SINTA BEM, E NÃO PRECISARÁ TRABALHAR EM NENHUM DIA DA SUA VIDA!
Olá, me chamo Diélen. Estou cursando psicologia, tenho 24 anos e já trabalhei em alguns lugares com a única finalidade de “sobreviver”, porém após passar por situações desagradáveis em determinados empregos percebi que só é chamado de trabalho quando você é “obrigado” a trabalhar em determinada função, seja por necessidade ou por sobrevivência devemos procurar e nos encaixar em algo que faça o bem para nós mesmos.
É preciso buscar sempre estar onde faremos as coisas com amor, com dedicação e procurar sempre o aperfeiçoamento. É necessário buscar áreas em que você se encaixe, lugares que valorizem o trabalhador, proporcionem crescimento profissional dentro da empresa, ofereça um ambiente digno e adequado de trabalho, em caso de segurança e EPI”s esteja proporcionando o melhor para o trabalhador.
Empresas despreparadas são as maiores causadoras de estresse e depressão hoje em dia, com cargas horárias sobrecarregadas, pressão por excelentes resultados, ambiente sem dignidade para o trabalho, humilhações, salários impróprios, falta de incentivo e de crescimento pessoal dentro da empresa para o trabalhador e principalmente desempenhar uma tarefa da qual o trabalhador não se sente preparado ou capaz de atender a demanda, são fatores fundamentais para esse grande estresse sofrido nos dias atuais. A busca em consultórios de psicologia e psiquiátricos está frequente por trabalhadores que muitas vezes não possuem amparo a saúde no local onde trabalham.
O primeiro passo para empregadores lidar com a depressão de seus funcionários é compreender que o transtorno é uma doença e entender que os seus trabalhadores podem tê-la, e então proporcionar o apoio e suporte necessário.
A depressão é tratada com o auxilio de farmacológicos que regulam partes químicas do cérebro, porém é importante observar os fatores emocionais que geram o transtorno, fazendo ajustes na rotina, no dia a dia e na forma de lidar com a pressão da demanda no trabalho.
O comportamento da pessoa com depressão não segue um padrão especifico, algumas pessoas ficam mais propensas a chorar, outras se isolam, outras ficam irritadas e negativas. Todas elas sofrem e tentam sair dessa situação, e é importante frisar que isso é uma batalha diária e extremamente íntima.
A escolha pelo ambiente de trabalho e pela carreira é própria e muito importante por muitas vezes interferir diretamente na nossa saúde, devemos estar todos conscientes que precisamos estar em lugares e desempenhando funções com amor, devemos buscar empregos que nos proporcione atividades conforme nossa capacidade de realiza-las, com rotinas que respeitem nossos limites e vida pessoal.
Em uma sociedade totalmente capitalista todos devemos buscar nossa independência e sobrevivência, porém precisamos fazer isso da melhor maneira possível, buscando sempre estar rodeados de pessoas e atividades que desempenhemos com prazer. Quando oferecido pelas empresas dignidade no trabalho, respeito pela vida pessoal, individualidade e principalmente saúde física e mental dos funcionários teremos trabalhadores exercendo suas funções com amor, resultados conforme sua capacidade. A depressão e doenças causadas pelo excesso de trabalho será diminuída, teremos empregadores e empregados mais favorecidos e principalmente valorização da saúde.
♥ TRABALHAR SIM, ADOECER NÃO!! ♥
Diélen Marcírio Dias
Acadêmica de Psicologia
Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA)
Por Raphael
Olá Diélen,
Você traz excelentes reflexões em sua postagem. É muito importante saber sim, que a maioria das pessoas trabalha para sobreviver.
Infelizmente as reformas trabalhistas e da previdência retiram direitos dos trabalhadores e agravam sua saúde mental.
Nesse contexto reforço que emprego e renda, muitas vezes são formas eficazes de prevenção ao suicídio e que as iniquidades sociais precisam ser combatidas para garantir o direito á vida.
AbraSUS,
Raphael