Relatório feito em cima do tema: Gravidez na adolescência a perspectiva da humanização
A adolescência caracteriza-se por nítidas mudanças tanto fisiológicas como psicológicas e sociais.
Visto que em nosso grupo temos participantes que enfrentaram gravidez na adolescência, veio a necessidade de falarmos a importância e cuidados que devemos ter com as adolescentes grávidas. No entanto para que possamos dar apoio precisamos buscar meios para isso.
Primeiramente, deixa-las confiantes e confortáveis, pois as adolescentes grávidas si sentem frágeis sem apoio, pois nessa etapa da vida é visto como algo crítico.
A principal fonte de humanização está em fornecer informações durante a gravidez, pois gravidez precoce é um problema de saúde pública, precisamos estar promovendo grupos de apoio ao pré Natal e pós parto que realmente cause impacto relevantes.
Tema: IX olimpíadas de saúde mental
No dia 26 de abril de 2019 aconteceu na cidade de São Paulo a IX olimpíadas de saúde mental, e uma frase nos causou impacto foi a seguinte “com o passar dos anos a produção do cuidado foi sendo modificado possibilitando a multiplicidade dos modos de fazer saúde” E pensando nisso já existe centro de apoio para essas pessoas que é o CAPS. Essa ideia da olimpíadas foi maravilhosa, pois é uma forma de recuperar e ter momento único com essas pessoas, pois atividades como essa auxiliam no fortalecimento dos usuários do serviço.
Relatório feito em cima do tema:
Atendimento ao aborto legal somente com laudo médicos ou policiais, porém nos deparamos com uma realidade cruel tendo consequências gravíssimas a mulher. Sendo um assunto de extrema polêmica, não si consegue chegar a uma conclusão certa, cheia de preconceitos desde os profissionais até a sociedade. Existem vários métodos para evitar uma gravidez indesejada, mas a margem de imaturidade com inconsequências para uma sociedade e um futuro incerto.
Cabe aos profissionais da saúde seja qual for sua formação promover meios de melhorar e abordar esses assuntos, como esclarecer as consequência do aborto, como risco de vida, risco de infecções, hemorragias e risco de má formação. Faremos bons resultados se trabalhamos com abordagem ao indivíduo preparando para o que ele vir enfrentar.
Aborto não é a solução.
.
Conclusão: esses temas foram abordados, pois sabemos da grande polêmica que existe em torno deles e preciso criar meios de abordar esses assuntos seja com palestras, grupos de apoios ou outros meios e principalmente fazendo o acolhimento dessas pessoas.
Alunas : Annelise, Daiane Cristina, Josiene,Kathiane.
Por Raphael
Olá Annelise seja bem vinda á Rede HumanizaSUS!
Daiane, Cristina, Josiene e Kathiane fica aqui o convite para que também criem e ativem seus Blogs para compartilhar experiências, impressões, dúvidas e incertezas conosco!
Vocês trazem dois assuntos distintos mas igualmente importantes e que cabem no guarda-chuva da humanização: a gravidez na adolescência e os diferentes modos de cuidar em saúde mental.
Temos na RHS uma Blogueira que transita entre o parto humanizado e a saúde mental: Sabrina Ferigato
Vou deixar dois posts como sugestão de leitura para vocês:
https://redehumanizasus.net/66235-i-encontro-nacional-de-redes-de-atencao-psicossocial-do-sus/
https://redehumanizasus.net/66185-encontro-regional-pela-humanizacao-do-parto-e-nascimento-e-possivel-o-parto-humanizado-no-sistema-de-saude/
AbraSUS,
Raphael