Acadêmicos médicos analisam o papel das ESFs na diminuição das ICSAPs em cidade no interior de SP

11 votos

As internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) são aquelas que ocorrem por doenças passíveis de controle e redução, por meio da ação de uma atenção básica acessível e efetiva. Essas ações envolvem a prevenção e a continuidade do cuidado, caracterizando-se por um conjunto de ações individuais e coletivas, visando à promoção e à proteção da saúde. No Brasil, existem estratégias governamentais que abrangem a Atenção Primária à Saúde (APS), sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Nós, acadêmicos do curso de Medicina, da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) somos inseridos como membros das Equipes Interprofissionais de 9 ESFs, localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP, desde o 1o termo da graduação por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE). As facilitadoras utilizam Metodologias Ativas como a Problematização para estimularem a criação de Planos de Ação no território ligado à ESF, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde.

Considero que as Estratégias de Saúde da Família (ESF) são muito importantes para a garantia do acesso à saúde, oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por meio da  Atenção Primária à Saúde (APS), colaborando para diminuir o agravamento dos casos de internações hospitalares no Brasil, exercendo seu papel com  finalidade de colocar em prática os Princípios do SUS (Integralidade, Equidade e Universalidade) previstos na Lei no 8080/90.

Por meio do PAPP/FAMEPP iniciei meu contato com a Equipe Interprofissional da ESF Parque Primavera, em Presidente Prudente, e pude notar a complexidade e a importância da APS para a resolução dos problemas de saúde da população. Iniciando minha análise pela estrutura da unidade, a ESF conta com espaços como: farmácia, dentista, sala de vacinação, atendimento médico, sala da enfermeira, local para procedimentos e sala do Agente Comunitário da Saúde. Além disso, na ESF atua uma equipe multiprofissional, capaz de diagnosticar as “necessidades de saúde” dos usuários do SUS. Essas necessidades compreendem: as condições de vida, o acesso, o vínculo e a autonomia das pessoas que residem no território ligado à Unidade de Saúde da Família. Todos esses profissionais trabalham com foco na “Gestão Compartilhada”, ou seja, o trabalho de um não é melhor do que o outro, mas juntas essas ações interprofissionais são de extrema importância para o atendimento integral da comunidade que reside na área de abrangência da ESF. Assim, nas ESFs, o papel do trabalhador contribui para o bom desenvolvimento das ações de Promoção, Proteção e Recuperação à Saúde.

Nas Visitas Domiciliares (VDs) ocorre a inclusão das pessoas com o atendimento integral aos usuários do SUS, que estão, temporária ou definitivamente, impossibilitados de acessar a ESF. Nessas VDs, nós, acadêmicos de medicina,  conseguimos criar e fortalecer o vínculo de respeito e confiança com os usuários do SUS, realizando ações na Atenção Individual e na educação e saúde, contribuindo para melhorar a eficácia dos tratamentos propostos.

O acompanhamento contínuo dos usuários do SUS, seja por meio das VDs ou dos procedimentos oferecidos pela equipe, a disponibilização de medicamentos gratuita e a realização dos procedimentos pela equipe interprofissional torna a ESF uma importante estratégia na diminuição do agravamento dos casos clínicos hospitalares, uma vez que esses problemas são diagnosticados e tratados precocemente na ESF.

Conforme o CONAS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), a Atenção Primária à Saúde é capaz de resolver 85% das demandas em saúde de uma determinada população. Se o usuário do SUS, por falta de informação, vai ao Pronto-Socorro ao invés da ESF, acaba contribuindo para sobrecarregar o sistema hospitalar (terciário), uma vez que a equipe de tais unidades tem que dividir sua atenção entre as situações emergenciais e os casos clínicos mais simples, que poderiam ser resolvidos na ESF, por exemplo.

Frequentando a ESF, integrando-me à equipe dos Trabalhadores da Saúde, pude compreender a importância da APS para o atendimento integral do usuário do SUS. O contato, desde o primeiro termo da graduação, do futuro médico com as Unidades de Saúde da Família,  constrói uma visão no de acolhimento ao usuário do SUS, com foco no “Modelo Biopsicossocial” em substituição ao “Modelo Biomédico”, ou seja, voltado à Clínica Ampliada, analisando a pessoa e seu modo de vida, e não somente a doença.

Aprendi, com a Equipe da ESF, a utilizar a “Medicina Centrada na Pessoa”, que tem como base explorar a “experiência de adoecer” do usuário SUS. Isto é, como ele se sente, qual a ideia do paciente em relação ao que está acontecendo, o impacto sobre o cotidiano e as suas expectativas para o futuro, em relação ao que deveria ser feito.

Participando como acadêmico médico e membro da Equipe Interprofissional da ESF,  entendi que a Atenção Básica pode ser considerada como a principal “porta de entrada” e também como o centro responsável por articular o acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às Redes de Atenção à Saúde. Essas Redes Regionalizadas de Atenção à Saúde (RRAS) são orientadas pelos princípios da: acessibilidade, coordenação do cuidado, vínculo, continuidade e integralidade. Todo esse trabalho, da Equipe da ESF auxilia na diminuição das ICSAPs, na RRAS da Alta Sorocabana.

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE. O que é Atenção Primária? https://aps.saude.gov.br/smp/smpoquee. Acesso em: 06/07/2023

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Atenção Domiciliar. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/dahu/atencao-domiciliar. Acesso em: 06/07/2023

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Disponível em:  https://www.paho.org/pt/topicos/atencao-primaria-saude. Acesso em: 06/07/2023

CONSELHO NACIONAL DE SERCRETARIA DE SAÚDE (CONAS). Atenção Primária é capaz de resolver 85% das demandas de saúde. Disponível em: https://www.conass.org.br/atencao-primaria-e-capaz-de-resolver-85-das-demandas-de-saude/. Acesso em: 06/07/2023