ACADÊMICOS MÉDICOS ORIENTAM SERVIDORES DE ESCOLA PÚBLICA, SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
ACADÊMICOS MÉDICOS ORIENTAM SERVIDORES DE ESCOLA PÚBLICA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DE MEDICAMEN TOS
O uso racional de medicamentos é um tema de grande importância para os usuários do SUS, visto que o uso inadequado, a prescrição médica indefinida e o descarte incorreto de medicamentos é considerado um problema de Saúde Pública, presente em âmbito mundial. Os Acadêmicos de Medicina, cursando o segundo termo da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), no campus de Presidente Prudente (FAMEPP), realizaram uma ação de “Educação em Saúde” para alguns servidores da Escola Municipal Doutor Pedro Furquim, que se encontra no território da “ESF Vila Marcondes”, em Presidente Prudente SP.
Os futuros médicos são inseridos como membros das equipes interprofissionais, em 07 Estratégias Saúde da Família (ESFs), no município, graças a uma parceria “Academia/Serviço” entre a UNOESTE e as Secretaria de Saúde local. A Facilitadora do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) utiliza Metodologias Ativas como a Problematuzação para estimular a criação de Planos de Ação, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde.
Essa Roda de Conversa, com Trabalhadores do Setor Educação ocorreu, sob a supervisão da Facilitadora, e foi direcionada para os Servidores da Escola. O Plano de Ação foi desenvolvido de forma lúdica, o que possibilitou a interação dos trabalhadores. A Roda de Conversa, relacionada à “Curricularização”. Esta Ação se tornou também um momento agradável para os Servidores poderem expor suas dúvidas, dividir ideias e experiências pessoais sobre o tema abordado.
Percebo que nós Acadêmicos, nos envolvemos em todas as etapas do processo de “Educação Popular em Saúde”.
Por meio da Curricularização, pudemos nos comprometer com o bem-estar da população selecionada, no território da ESF. Entendemos que a curricularização cumpriu com seu papel, estimulando a nossa consciência cidadã, em conjunto com a nossa formação técnica.
A curricularização da extensão trouxe, para nós, estudantes médicos, uma possibilidade de colocarmos a teoria em prática, de uma forma voltada para a realidade social. Pudemos identificar, compreender, propor soluções e sanar problemas, para beneficiar a sociedade que reside no território ligado à ESF da Vila Marcondes, em Presidente Prudente, SP.
A Roda de Conversa esteve relacionada com os seguintes assuntos:
A) Polifarmácia, que se relaciona com o uso de cinco ou mais medicamentos diários por um usuário do SUS. Esses medicamentos podem apresentar interações entre eles, potencializando ou até inibindo o efeito esperado. B) Automedicação, que ocorre quando o usuário SUS adquire a medicação sem indicação médica. Esse ato é considerado ruim, na saúde pública em relação ao combate e à resistência de antimicrobianos. Com a automedicação, ocorre o uso inadequado dos medicamentos, fazendo com que haja alteração na ação do fármaco no organismo da pessoa.
A maneira correta de armazenamento e descarte dos medicamentos foram os assuntos que mais obtiveram atenção do público presente, já que as pessoas desconheciam aspectos básicos, como a atenção à validade dos medicamentos e a sua conservação adequada, mantendo-os longe de locais úmidos e com pouca ventilação, por exemplo.
Os acadêmicos e a professora responderam às dúvidas que foram levantadas durante a apresentação e além disso promoveram o acolhimento dos participantes. Os estudantes julgaram essa experiência importante para a formação médica.
Referência:
Cartilha para a promoção do uso racional de medicamentos.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_promocao_uso_racional_medicamentos.pdf&ved=2ahUKEwiEu72U15r_AhXtA7kGHUj9B2MQFnoECB4QAQ&usg=AOvVaw0yL3fdOO7WEPVDIvGLkHSt
Acesso em 29 05 2023, às 9h 30min.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Acadêmica Barbara Vichete Porto, pelo belo relato. O principal motivo da Educação em Saúde, em relação ao uso racional de medicamentos, é preservar a saúde e a vida, tanto do usuário SUS, quanto das pessoas ao seu redor. Congratulações.