Acadêmicos Médicos realizam testes de Acuidade Visual no “PSE”, no interior de SP.
Com a parceria realizada entre a Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (FAMEPP), Prefeitura Municipal, “Lion’s Club” e “Rotary”, está sendo realizado o exame de “Acuidade Visual” em algumas escolas estaduais de Presidente Prudente.
Eu, Acadêmico de Medicina do 3° Termo, com o apoio da equipe de profissionais do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE) e do Serviço Social Municipal, visitei a E.E Prof. Maria Luiza Formozinho Ribeiro, com o intuito de realizar o Teste de Acuidade Visual nas crianças do 6° ano do ensino fundamental II, no semestre 2 de 2023.
Nesse contexto, utilizando-se a escala de Snellen, os escolares foram posicionados a uma distância de 5 metros da tabela contendo signos de vários tamanhos, representados pela letra “E”, em variadas posições e avaloados, sob supervisão docente, pelos Acadêmicos da Graduação em Medicina. Aprendemos a trabalhar em equipe, pois, enquanto um acadêmico indicava as letras da escala, o examinador analisava as respostas do pequeno usuário do SUS, um olho por vez, com oclusão do olho contralateral.
O intuito do exame é identificar respostas alteradas com relação ao padrão e o grau do desvio ocular, em relação à “normalidade”.
As alterações percebidas pelo examinador foram anotadas na ficha dos acadêmicos, juntamente com os dados pessoais dos examinados.
Aqueles escolares que apresentaram resultados alterados no exame, serão encaminhados aos Médicos Oftalmologistas, parceiros do projeto. As crianças terão direito a escolher a armação para os óculos, em uma ótica parceira.
Por meio desta experiência, pude compreender melhor sobre as “necessidades de saúde” da população prudentina, construindo histórias clínicas, e aplicando a Política Nacional de Humanização, na transversalidade da Ação de Promoção à Saúde.
A Professora utilizou o “Arco de Maguerez” para estimular a “Reflexão na Ação”.
Entendi que este exame para Determinação da Acuidade Visual é indispensável para o bem estar biopsicossocial dos escolares, implicando na adequada aprendizagem no ambiente estudantil.
Após a busca em referências selecionadas, por meio da Metodologia Ativa da “Problematização”, entendi que os problemas de visão que tendem a surgir nessa idade podem atrapalhar o ensino das crianças, passando muitas vezes desapercebidos pelos pais e mestres.
O Plano de Ação possibilitou a aplicação da Política Nacional de Humanização (PNH) e também o “Princípio da Intersetorialidade” entre os setores “Educação e Saúde”.
Pude colocar em prática os Princípios Doutrinários do SUS: “Universalidade, Integralidade e Equidade” na realização dessa “Ação de Criação de Ambientes Saudáveis”.
Aprendi com prazer, e foi muito agradável colocar em prática esse Plano de Ação.
Referência:
Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_saude_ocular_infancia_prevencao_deficiencias_visuais.pdf.
Acesso em: 7 set. 2023.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns ao Acadêmico Marcello Moreno pelo belo relato.
O PSE objetiva contribuir para a formação integral dos escolares por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção ao bem estar biopsicossocial dos pequenos usuários do SUS. O estudante do Curso Médico, desenvolvendo ações visando ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, coloca em prática a Política Nacional de Promoção à Saúde.
Congratulações !