Ação entre Famepp e SMS para combater a baixa adesão na vacinação contra a gripe em idosos.

12 votos

           A gripe é uma doença sazonal e altamente infecciosa, causada por um vírus mutante, por isso a cada ano é elaborada uma nova vacina a partir de estudos que identificam os tipos circulantes do vírus influenza.

            O vírus influenza acomete todos os grupos etários, mas a ocorrência da doença em maiores de 60 anos e em pessoas com doenças crônicas, como diabetes, problemas pulmonares crônicos, cardíacos e doenças do sistema imunológico gera agravos de saúde mais sérios e pode até levar à morte. Os idosos são mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas, como consequência da gripe e para protegê-los de complicações mais sérias e diminuir internações hospitalares é muito importante que essa população seja vacinada anualmente.

            A vacina contra a gripe diminui o risco de se contrair a doença e raramente provoca reações, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso é realizada no Brasil desde 1999, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

            Este ano notou-se que a procura pela vacina da Influenza tem diminuído bastante, essa queda de cobertura vacinal tem sido atribuída ao fato de que, muitas vezes a população tem uma falsa percepção de que já está imunizada devido a vacinação do Covid-19 e a outros fatores como a dificuldade de locomoção. Para melhorar os índices de cobertura da vacinação são utilizadas estratégias com o objetivo de levar a vacina até a população.

            Em parceria com a UNOESTE/Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente) a Secretaria Municipal de Saúde de Álvares Machado contou com a colaboração dos acadêmicos do curso de medicina na busca ativa e realização das vacinas em pacientes domiciliados e/ou acamados. A vacinação teve a supervisão da facilitadora do PAPP (Programa de Aproximação Progressiva a Prática) e percorreu vários bairros do município.

            Os acadêmicos além de contribuir com a prática, tiveram a oportunidade de conhecer a realidade desta população de forma mais humanizada, ampliando a visão “Biopsicossocial”, analisar as “Necessidade de Saúde”, dificuldades e fragilidades enfrentadas por esta população, e mais ainda, perceber como fizeram diferença na vida de cada uma daquelas pessoas, criando vínculos de respeito e confiança com o usuário. Ao final da ação estudantes e facilitadora discutiram sobre a importância dessas práticas para proporcionar a integralidade e a equidade que são princípios fundamentais do SUS.

https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2022/vacinacao-contra-gripe

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_domiciliar_primaria_saude

https://sbim.org.br/noticias/1678-sbim-publica-nota-tecnica-sobre-vacinas-influenza-em-uso-no-brasil