ACOLHIMENTO HUMANIZADO NA ATENÇÃO BÁSICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA – ESF
QUANDO SE TRATA DO TEMA ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, PODEMOS AFIRMAR QUE ESTE É UM DOS TEMAS MAIS DISCUTIDOS ENTRE AS EQUIPES E PROFISSIONAIS ATUANTES NA ATENÇÃO BÁSICA, SEJA ESTES PROFISSIONAIS: MÉDICOS, ENFERMEIROS E TÉCNICOS/AUXILIARES DE ENFERMAGEM OU AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.
O ACOLHIMENTO A DEMANDA ESPONTÂNEA E AS CONSULTAS AGENDADAS GERAM TÍTULOS E MAIS TÍTULOS DE TRABALHOS E PESQUISAS CIENTÍFICAS, MAS O QUE PODEMOS DIZER SOBRE O ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA DE FORMA HUMANIZADA?
OBSERVANDO ESTE TEMA E INCOMODADO COM A MANEIRA DE SER REALIZADA ESSA TRIAGEM NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA EM QUE TRABALHO COMO ENFERMEIRO RT. (ESF II – OMAR PINTO NETO – CENTRO – JABORANDI/SP) REALIZAMOS VÁRIAS DISCUSSÕES E PLANEJAMENTOS JUNTO A EQUIPE, ONDE APÓS VÁRIAS DISCUSSÕES CONSEGUIMOS MUDAR A ROTINA DE ACOLHIMENTO E TRIAGEM COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DA UNIDADE.
O FLUXOGRAMA JÁ EXISTENTE FOI PRESERVADO, PORÉM CONSEGUIMOS LEVAR O USUÁRIO PARA UMA SALA RESERVADA, ONDE ELE PÔDE RELATAR SUAS QUEIXAS E OPINAR SOBRE O SEU TRATAMENTO. ESSE SIMPLES ATO DE OUVIR O CLIENTE FOI A CHAVE PARA A MUDANÇA NO ACOLHIMENTO HUMANIZADO.
ANTES A TRIAGEM ERA REALIZADA DE FORMA CONVENCIONAL COM PROTOCOLO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, AGORA COM A PRÁTICA DO OUVIR O CLIENTE EM SALA PRÓPRIA RESERVADA TROUXE COMODIDADE, CONFORTO E SEGURANÇA AOS NOSSOS USUÁRIOS DO SUS.
OS RESULTADOS FORAM SURPREENDENTES, O NÚMERO DE FALTAS EM CONSULTAS AGENDADAS DIMINUIU, AS RECLAMAÇÕES NA SALA DE ESPERA FORAM SANADAS EM 85% E A SATISFAÇÃO DO USUÁRIO FOI CADA VEZ AUMENTANDO MAIS.
ALÉM DISSO A PROCURA DE OFERTAS DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA UNIDADE TEM CRESCIDO GRADATIVAMENTE COMO: PUERICULTURA, CONTROLE DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E GLICEMIA DENTRE OUTRAS, LEVANDO ASSIM A PRODUÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM AUMENTAR EM 50%, HOUVE UM NÚMERO EXPRESSIVO TAMBÉM NO AUMENTO DA PROCURA DE CONSULTAS POR DEMANDA ESPONTÂNEA, TORNANDO A UNIDADE DA SAÚDE FAMÍLIA PEÇA FUNDAMENTAL DA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO.
VALE COMENTAR QUE O MUNICÍPIO EM QUESTÃO (JABORANDI/SP) É DE PEQUENO PORTE, ONDE A POPULAÇÃO ESTÁ ACOSTUMADA A PROCURAR O PRONTO SOCORRO PARA ATENDIMENTO AMBULATORIAL E A DEMANDA DE ATENDIMENTO NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA VINHAM SENDO POUCO USADAS.
POSSO AFIRMAR QUE HUMANIZAÇÃO TROUXE OS USUÁRIOS PARA A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA, TORNANDO-A RESOLUTIVA NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS EM QUE É PROCURADA.
HOJE SINTO-ME EXTREMAMENTE ORGULHOSO E AGRADECIDO À MINHA EQUIPE DA ESF, POIS CERTAMENTE SOZINHO NÃO CONSEGUIRIA TRANSFORMAR NOSSO ATENDIMENTO MECANICISTA EM ATENDIMENTO HUMANIZADO.
#JUNTOS PELO SUS QUE DÁ CERTO!
#HUMANIZAÇÃO PALAVRA CHAVE PARA O SUCESSO!
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Samuel,
Que belo relato! Excelentes os dados apontados nas mudanças implementadas! Muita sorte dos usuários de Jaborandi de contar com uma equipe tão comprometida com o acolhimento nas práticas de cuidado!
Seria possível compartilhar conosco como se deu a metodologia da implementação dessas mudanças no acolhimento dos usuários na unidade? Os profissionais e os usuários foram ouvidos e incluídos nas discussões para elaboração dos protocolos de classificação de risco? Como foi feita a avaliação dos resultados, através de caixas de sugestões e/ou de questionários aplicados pessoalmente com os usuários?
Compartilho o link de uma frase que foi publicada na fanpage da Rede, que sintetiza o sentido do acolhimento, e que dialoga com o seu relato!
https://www.facebook.com/RedeHumanizasus/photos/a.403427046416313.94233.342348012524217/1451357231623284/?type=3&theater
Estão de parabéns os profissionais da ESF de Jaborandi pela excelente iniciativa!
AbraSUS!