ACOLHIMENTO HUMANIZADO NA ATENÇÃO BÁSICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA – ESF

9 votos

QUANDO SE TRATA DO TEMA ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, PODEMOS AFIRMAR QUE  ESTE É UM DOS TEMAS MAIS DISCUTIDOS ENTRE AS EQUIPES E PROFISSIONAIS ATUANTES NA ATENÇÃO BÁSICA, SEJA ESTES PROFISSIONAIS: MÉDICOS, ENFERMEIROS E TÉCNICOS/AUXILIARES DE ENFERMAGEM OU AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.

O ACOLHIMENTO A DEMANDA ESPONTÂNEA E AS CONSULTAS AGENDADAS GERAM TÍTULOS E MAIS TÍTULOS DE TRABALHOS E PESQUISAS CIENTÍFICAS, MAS O QUE PODEMOS DIZER SOBRE O ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA DE FORMA HUMANIZADA?

OBSERVANDO ESTE TEMA E INCOMODADO COM A MANEIRA DE SER REALIZADA ESSA TRIAGEM NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA EM QUE TRABALHO COMO ENFERMEIRO RT. (ESF II – OMAR PINTO NETO – CENTRO – JABORANDI/SP) REALIZAMOS VÁRIAS DISCUSSÕES E PLANEJAMENTOS JUNTO A EQUIPE, ONDE APÓS VÁRIAS DISCUSSÕES CONSEGUIMOS MUDAR A ROTINA DE ACOLHIMENTO E TRIAGEM COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DA UNIDADE.

O FLUXOGRAMA JÁ EXISTENTE FOI PRESERVADO, PORÉM CONSEGUIMOS LEVAR O USUÁRIO PARA UMA SALA RESERVADA, ONDE ELE PÔDE RELATAR SUAS QUEIXAS E OPINAR SOBRE O SEU TRATAMENTO. ESSE SIMPLES ATO DE OUVIR O CLIENTE FOI A CHAVE PARA A MUDANÇA NO ACOLHIMENTO HUMANIZADO.

ANTES  A TRIAGEM ERA REALIZADA DE FORMA CONVENCIONAL COM PROTOCOLO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, AGORA COM A PRÁTICA DO OUVIR O CLIENTE EM SALA PRÓPRIA RESERVADA TROUXE COMODIDADE, CONFORTO  E SEGURANÇA AOS NOSSOS USUÁRIOS DO SUS.

OS RESULTADOS FORAM SURPREENDENTES, O NÚMERO DE FALTAS EM CONSULTAS AGENDADAS DIMINUIU, AS RECLAMAÇÕES NA SALA DE ESPERA FORAM SANADAS EM 85% E A SATISFAÇÃO DO USUÁRIO FOI CADA VEZ AUMENTANDO MAIS.

ALÉM DISSO A PROCURA DE OFERTAS DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA UNIDADE TEM CRESCIDO GRADATIVAMENTE COMO: PUERICULTURA, CONTROLE DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E GLICEMIA DENTRE OUTRAS, LEVANDO ASSIM A PRODUÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM AUMENTAR EM 50%, HOUVE UM NÚMERO EXPRESSIVO TAMBÉM NO AUMENTO DA PROCURA DE CONSULTAS POR DEMANDA ESPONTÂNEA, TORNANDO A UNIDADE DA SAÚDE FAMÍLIA PEÇA FUNDAMENTAL DA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO.

VALE COMENTAR QUE O MUNICÍPIO EM QUESTÃO (JABORANDI/SP) É DE PEQUENO PORTE, ONDE A POPULAÇÃO ESTÁ ACOSTUMADA A PROCURAR O PRONTO SOCORRO PARA ATENDIMENTO AMBULATORIAL E A DEMANDA DE ATENDIMENTO NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA VINHAM SENDO POUCO USADAS.

POSSO AFIRMAR QUE HUMANIZAÇÃO TROUXE OS USUÁRIOS PARA A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA, TORNANDO-A RESOLUTIVA NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS EM QUE É PROCURADA.

HOJE SINTO-ME EXTREMAMENTE ORGULHOSO E AGRADECIDO À MINHA EQUIPE DA ESF, POIS CERTAMENTE SOZINHO NÃO CONSEGUIRIA TRANSFORMAR NOSSO ATENDIMENTO MECANICISTA EM ATENDIMENTO HUMANIZADO.

#JUNTOS PELO SUS QUE DÁ CERTO!

#HUMANIZAÇÃO PALAVRA CHAVE PARA O SUCESSO!