Acuidade visual em escolares na rede pública de Presidente Prudente: o olhar do estudante médico.

17 votos

       Na escola, a criança se envolve em atividades intelectuais e sociais que exigem muito da sua acuidade visual, pois a visão é responsável pela maior parte da informação e percepção sensorial que recebemos do meio externo. Nesse contexto, o exame da acuidade tem por objetivo assegurar boa saúde visual, colaborar na atenuação dos elevados índices de evasão escolar ou repetência, e prevenir diversas complicações oculares de maior importância.

       No Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP), os graduandos do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE) desenvolvem ações focadas na Estratégia de Saúde da Família (ESF). O grupo coordenado pela Facilitadora realizou, no dia 31 de agosto de 2022, a aplicação do Teste da Acuidade Visual em escolares da rede estadual – na cidade de Presidente Prudente – utilizando a Escala de Sinais de Snellen. Esse método foi criado pelo oftalmologista holandês Hermann Snellen no final do século passado, com base na letra “E”. Para avaliar a acuidade visual, ocluímos um dos olhos do examinado e, em seguida, solicitamos que este leia cada linha da tabela até que não possa mais distinguir os detalhes a partir de um determinado tamanho da impressão. As crianças que usam óculos devem ter sua acuidade avaliada com uso das lentes corretoras. Vale destacar que mais de 90% dos problemas oftalmológicos podem ser evitados ou minorados com educação preventiva e assistência curativa.

       Com essa prática, compreendi que não só a inserção do Acadêmico de Medicina – em ações de promoção à saúde escolar e prevenção de doenças – contribui para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança, mas também que educação, comunidade e saúde devem estar integradas e caminharem lado a lado em um caminho intersetorial.

    Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida no território de uma ESF, na Rede Regionalizada de Atenção à Saúde 11, na Alta Sorocabana.

 

 

Referência:

Identificação da acuidade visual em crianças que não sabem ler: estudo bibliométrico.

Disponível em:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/33125/28098/372625&ved=2ahUKEwjd7vTd1vn5AhXqA7kGHehkATIQFnoECBQQAQ&usg=AOvVaw0e10IB-h-jt4ONIYnGdCh2

Acesso em 03/09/2022, às 20h 10min.