Alerta Sanitário – Retirada preventiva de medicamento do mercado mundial: Valsartan
Recentemente a Agência Européia de Medicamentos (EMA) emitiu um alerta sobre a retirada do mercado de medicamentos que contém o princípio ativo valsartan fabricado pela empresa Zhejiang Huahai Pharmaceutical CO.
O alerta foi realizado após a detecção da impureza N-nitrosodimetilamina (NDMA) na substância ativa valsartan, que a empresa fornece a diversos fabricantes que produzem medicamentos com o princípio ativo valsartan disponíveis na União Européia e em outros países a nível mundial. Após esse alerta outras agências reguladoras das Américas também emitiram alertas, a exemplo o Ministério da Saúde do Chile (Instituto de Salud Pública de Chile (ISPCH), do Panamá, Uruguai, Paraguai (Dirección Nacional De Vigilancia Sanitaria), Colômbia (Invima – Instituto Nacional de Vigilancia de Medicamentos y Alimentos) e Argentina (ANMAT) solicitando a retirada preventiva dos medicamentos disponibilizados em cada um dos países mencionados. Vale salientar que o NDMA possui um potencial carcinogênico para humanos.
Considerando o possível risco sanitário diante desta situação, aguardamos o posicionamento da nossa agência reguladora, a Anvisa.
p.s: Vale ressaltar que a ANVISA foi notificada sobre a questão.