Alunos da rede estadual de ensino de Flor do Sertão participaram nesta semana de palestras nas escolas, realizadas em parceria com o Programa Viva Bem, desempenhado pelo Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, com foco na saúde preventiva. De acordo com a secretária de Saúde, Maristela Valler, aproximadamente 170 alunos, de 9 a 15 anos, foram atendidos. Segundo ela, o trabalho de orientação e prevenção é fundamental para alertar os adolescentes.
As palestras foram ministradas pela a enfermeira Ágda Hemkemaier Andres. Segundo ela, o programa Viva Bem trabalha em diversos segmentos e, especificamente nas palestras em Flor do Sertão, foi abordado a conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis e sexualidade. Os riscos de uso de drogas lícitas e ilícitas também foi abordado pelos profissionais da saúde.
De acordo com Ágda, o programa de Saúde Preventiva do Hospital Regional é desenvolvido há aproximadamente um ano e meio, com intuito de levar informação à população. No caso das palestras nos municípios, ela explica que o intuito é, também, de aproximar o Hospital das Unidades Básicas de Saúde. Ela revela que os municípios interessados em receber palestras em escolas ou com outros grupos, a exemplo de gestantes, podem entrar em contato pelo 36311800 ou pelo e-mail [email protected]. conforme Ágda, o trabalho não tem custo aos municípios.
Por Emilia Alves de Sousa
Muito importante a iniciativa. Quanto mais cedo e mais bem informada a pessoa, maior a possibilidade de uma vida saudável. E essa é uma das diretrizes da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, a prevenção como um dos fatores fundamentais para a qualidade de vida.
Está de parabéns o coletivo do hospital pelo compromisso com a prevenção de saúde da população, e pelo compartilhamento aqui!
Abraços!
Emília