Sobre ambiência, o Hospital Geral do Estado de Alagoas na atualidade não apresenta pacientes internos localizados em corredor, uma melhora em relação a espaço físico, melhora que pode progredir com controle de leitos extras que superlotam enfermarias.
Sobre linha de cuidado, lembro de citar aqui a linha de cuidados de casos de AVC, unidade com boa ambiência, clínica ampliada, bom espaço profissional, multidisciplinar, incluído também terapeuta ocupacional, única unidade dentro do hospital com esta categoria profissional.
Espaço hospitalar como espaço social talvez dentro da ambiência seja a questão que melhor precisa ser trabalhada.
Enfim, relações interpessoais, usuário, familiares, e profissionais num espaço físico adequado, condições para melhores relações humanas.
Ambiência para acolhimento com atenção resolutiva e pra ser resolutiva lembro da importância de uma boa classificação de risco multidisciplinar.
Sobre espaço profissional, o professor Túlio Franco expõe o fluxograma descritor/analisador do processo de trabalho como ferramenta narrativa sobre o que se faz no trabalho, vivência, especialmente um autoanálise profissional centrada no usuário, análise de uma prática da própria equipe à qual se pertence.
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Neilla,
Muito legal a sua postagem trazendo aspectos importantes da ambiência. Uma das diretrizes essenciais para a humanização do cuidado em saúde, que além de favorecer a acolhida, otimiza os os processos de trabalho, possibilitando uma maior resolutividade das práticas profissionais.
AbraSUS
Emília