O curso de tutoras da PNH , turma 2 do estado de Alagoas , nos faz refletir sobre ambiência e fluxogramas , e mim fez entende que a PNH define ambiência como tratamento dado ao espaço físico, entendendo como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva. Este ambiente tem ter confortabilidade , garantir condições biosseguranças, prevenir a ocorrência de acidentes, favorecer o processo de trabalho e proporcionar espaços de encontros entre os sujeitos. Sendo assim está ambiência interfere diretamente no processo de trabalho de nosso serviço, na qualidade da assistência prestada e no resultado esperado.
Em relação aos fluxogramas eles facilitam o entendimento tanto para o profissional como para o usuário de como o serviço está organizado, garante uma assistência continua e integral , e melhora o resultado esperado, pois agiliza o acesso aos serviços.
Em nossa unidade básica de saúde , utilizamos diversos fluxogramas , desde os estabelecidos pelo ministério da saúde , aos desenvolvidos pela gestão e pelos profissionais de saúde.
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Leilane,
Muito legal a temática abordada!
Os fluxogramas são potentes ferramentas que favorecem a organização e o controle das práticas de cuidado, possibilitando a identificação dos problemas e a elaboração de propostas para as mudanças necessárias.
Parabéns pela postagem e continue compartilhando aqui os seus relatos!
AbraSUS
Emília