Meu nome é Midian, sou acadêmica do 4º semestre de Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria -FISMA, e gostaria através deste post abordar sobre a importância do suporte emocional para pacientes com câncer.
Ainda nos dias atuais, o câncer continua sendo uma doença muito temida e assustadora e receber um diagnóstico pode ser uma experiência devastadora para o paciente. Sentimentos como medo, raiva e muita incerteza tomam conta da mente, o paciente muitas vezes não recebe o apoio psicológico necessário para enfrentar o temido tratamento e posteriormente para vencer o medo do retorno da doença.
Por falta deste apoio emocional, muitos pacientes já começam a “se entregar”, mesmo antes de iniciar o tratamento, por medo de não conseguir vencer a doença, queda da auto-estima pela preocupação com a aparência, e também por não ter respostas a muitas perguntas de amigos e parentes, que por sua vez acabam trazendo mais dúvidas , influenciando negativamente no processo inicial.
O suporte psicológico se faz necessário para diminuir a ansiedade e tornar o paciente mais confiante para iniciar o tratamento e na fase mais severa dele. Assim como no pós-tratamento, que é o momento em que ele retoma suas atividades, para saber lidar com o recomeço, com o medo de metástase e com o tempo em que a doença tomou.
Conclui-se então que o fator emocional deve ser bem administrado, para ser refletido na forma que o paciente vai encarar o tratamento, ou seja, cuidados psicológico e medicamentoso devem andar juntos para que se chegue no resultado esperado e que esta experiência se torne menos traumática possível.
Referência:
FARINHAS, Gisele Vieceli; WENDLING, Maria Isabel; DELLAZZANA-ZANON,Letícia Lovato. Pensando famílias. Impacto psicológico do diagnóstico de câncer na família: um estudo de caso a partir da percepção do cuidador. vol.17 no.2 Porto Alegre dez. 2013.Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2013000200009
Imagem:https://rsaude.com.br/umuarama/materia/psico-oncologia-o-que-e-e-quais-os-objetivos/15121
Por Gabriel Silva
Olá Midian! Realmente importantíssimo ressaltar este aspecto na oncologia, pois a desorganização nesse período é angustiante e não ter um apoio emocional, passível de conhecimento do que se sente e do valor que isso agrega na vida do ser humano, leva ao desfalecimento e talvez até mesmo a piora da doença. Muitas pesquisas abordam o fato de a auto estima auxiliar na produção de células sadias no corpo, então o tratamento do emocional junto deste problema é de grande auxilio para a melhora do paciente.