Publicação organizada por Marcio Sacramento e Maria de Fátima Ebole de Santana será lançada na Semana de Abertura do PPGICS, que começa em 02/3/2026
Com 13 capítulos e 336 páginas, o livro (em acesso aberto) “Governança da informação em saúde: fundamentos, práticas e perspectivas”, organizado por Marcio Sacramento, professor e coordenador do PPGICS, e Maria de Fátima Ébole de Santana, egressa do Doutorado 2021, será lançado na Semana de Abertura do Ano Letivo do PPGICS 2026, no dia 02 de março próximo.
Na apresentação, os organizadores destacam que “ao recusar tanto o tecnicismo administrativista quanto o abstracionismo teórico, este livro sustenta que governar informação em saúde e uma pratica intelectual e política: requer fundamentos sólidos, atenção as materialidades e arranjos institucionais, e um compromisso explícito com direitos humanos, integridade epistêmica e justiça informacional”, enfatizando que na publicação, “o leitor — pesquisador, gestor, profissional de informação, clínico ou formulador de políticas — encontrara aqui um repertorio integrado para pensar e agir”.
O livro reúne pesquisadores da Fiocruz (COC, EPSJV, Icict), da UFC, UFRJ, UniRio, USP, UFABC, Fiocruz Minas e da Universidad Nacional Experimental Francisco de Miranda (UNEFM, na Venezuela), além da professora do PPGICS, Marianna Zattar, também pesquisadora do Laboratório de Informação Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS)/Icict e da aluna de doutorado (2025) Raquel Chagas de Araújo.
Informações e pessoas
Os capítulos unem fundamentos teórico-epistemológicos e lentes críticas (literacia informacional, decolonialidade e deficiência), explorando “infraestruturas e gestão da informação em saúde e a governança com foco em ética, integridade científica e LGPD, convertendo princípios em práticas institucionais verificáveis”. Em seu sumário, o livro apresenta aplicações e instrumentos como “redes de colaboração (sisRedes), divulgação científica frente à infodemia e tecnologias digitais no cuidado. Inclui metodologias prospectivas para transformar incertezas em cenários e orientar decisões de pesquisa, gestão e políticas públicas”.
O prefácio do livro foi escrito por Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, pesquisadora do IBICT e membro do International Center for Information Ethics (ICIE), que ressaltou que “há também, algo de genuíno nesse livro. Mesmo quando se trata de infraestruturas, dados, sistemas ou metodologias, a obra não perde de vista que, no fundo, estamos falando de pessoas: as que produzem informação, as que dependem dela para tomar decisões, as que a interpretam, as que a recusam, as que a transformam, mas que medeiam. Talvez seja por isso que os capítulos ecoam a ideia de que a informação não e apenas um recurso; é uma prática social, atravessada por disputas e responsabilidades.”
O livro, editado pela Pimenta Cultura, está em acesso aberto e pode ser adquirido no link: https://www.pimentacultural.com/livro/governanca-informacao/