AS RELAÇÕES NA JUVENTUDE: CONTEMPORANEIDADE, PREVENÇÃO E SAÚDE

6 votos

Este projeto abordou questões fundamentais relacionadas à saúde e bem-estar dos jovens na contemporaneidade, com foco na prevenção de problemas sociais e de saúde mental. Reconhecendo os desafios únicos enfrentados pela juventude em um mundo em constante mudança, o projeto ofereceu  um espaço de reflexão, diálogo e aprendizado sobre as relações interpessoais, emocionais e sociais. Através de atividades práticas, workshops, palestras e intervenções comunitárias, o projeto abordou temas como habilidades de comunicação, resolução de conflitos, autoestima, diversidade, sexualidade responsável, saúde mental e uso saudável das tecnologias digitais. Além disso, foram exploradas estratégias de prevenção de
comportamentos de risco, tais como o consumo de drogas, violência, bullying e suicídio.
Por meio de parcerias com escolas, organizações não governamentais e profissionais de saúde, o projeto alcançou um amplo espectro da juventude, proporcionando-lhes ferramentas e recursos para construir relacionamentos saudáveis, tomar decisões conscientes e cultivar um estilo de vida equilibrado. Ao capacitar os jovens com conhecimentos e habilidades para lidar com os desafios do mundo contemporâneo, contribuimos  para o desenvolvimento de uma geração mais resiliente, consciente e saudável.
A juventude contemporânea enfrenta uma série de desafios únicos e complexos, influenciados pela rápida evolução social, tecnológica e cultural.
Neste contexto, as relações interpessoais desempenham um papel crucial no desenvolvimento e bem-estar dos jovens. No entanto, é evidente que muitos enfrentam dificuldades na construção de relacionamentos saudáveis, lidando com questões como isolamento social, falta de habilidades de comunicação, conflitos
interpessoais, pressões sociais e problemas de saúde mental. A justificativa para o projeto “As Relações na Juventude – Contemporaneidade, Prevenção e Saúde” residiu na necessidade urgente de abordar essas questões e fornecer apoio adequado aos jovens em sua jornada de crescimento e desenvolvimento. A prevenção de problemas sociais e de saúde entre os jovens é crucial não apenas para o seu bem-estar individual, mas também para o futuro da sociedade como um todo.
Dados e estudos indicam uma crescente incidência de problemas como depressão, ansiedade, suicídio, abuso de substâncias e violência entre os jovens. Estes problemas muitas vezes têm suas raízes em dificuldades de relacionamento, falta de apoio emocional e habilidades inadequadas de enfrentamento. Portanto, é imperativo investir em iniciativas que capacitem os jovens a construir relacionamentos saudáveis, desenvolver resiliência emocional e adotar comportamentos positivos. Além disso, o projeto se justificou pela necessidade de fornecer um espaço seguro e inclusivo para que os jovens discutam abertamente questões relacionadas à sua saúde física, mental e emocional. Ao criar oportunidades de diálogo e aprendizado.
Por fim, a importância da prevenção na juventude não pode ser subestimada. Investir em programas de promoção da saúde e prevenção de problemas sociais não apenas alivia o sofrimento individual, mas também contribui para a redução dos custos sociais e econômicos associados a esses problemas a longo prazo. Assim, o projeto se consolidou como uma medida proativa e eficaz para melhorar a qualidade de vida dos jovens e fortalecer a saúde e resiliência de nossa sociedade como um todo.

Participantes:

Orientandos: Islane Souza Rocha, Nayla de Andrade Alves, Tarcilla Amorim Peixoto Fadul, Leiliane Hilário Gonçalves dos Santos Correia , Gabriel Cavalcanti Almeida

Todos alunos do curso de psicologia da Unex- Jequié

Orientador: Prof. Esp. Ian Pereira