Astro-Rei inspira nomes dos recém-nascidos no Hospital Materno-Infantil em Ilhéus (BA) durante 2025

7 votos

O sol reina sobre o Materno. E inspira pais.

Em 2025, o cosmos ditou o ritmo das escolhas no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus. O sol foi a principal fonte de inspiração para os pais, refletindo um desejo de luz e renovação. Segundo dados da Unidade Interligada de Registro Civil, os nomes Ravi (com 33 registros) e Helena (com 29) lideraram o ranking da unidade no último ano.

O serviço de registro, que funciona dentro do próprio hospital, através do Cartório do 1º Ofício de Ilhéus, garante que os bebês já saiam da unidade com Certidão de Nascimento e CPF, emitidos de forma gratuita. O HMIJS é uma obra do Governo da Bahia, sob gestão da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).

Fonte inesgotável

Nomes como Helena mostram que a mitologia grega continua sendo uma fonte inesgotável de inspiração, ligando os recém-nascidos ao conceito de “raio de sol” e “fogo radiante”. O nome Ravi consolidou-se como um favorito, trazendo a sonoridade curta e moderna que a geração atual prefere, sem perder a ancestralidade solar.

Helena significa “a reluzente”, “a resplandecente”, ou “tocha”, simbolizando luz, beleza, sabedoria e esperança. Ravi é um nome de origem sânscrita que significa “o Sol” ou “Deus do Sol”, simbolizando luz, energia, poder, e renovação, com conotações de vitalidade e esperança. Também pode ter raízes hebraicas, significando “meu sol” ou “meu amado”, e em francês, “encantado”.

Diversidade

Ainda de acordo com o levantamento feito pelo cartório, Maya é o segundo nome feminino mais registrado, seguido de Ayla e Maitê. Entre os meninos, Anthony aparece em segundo, acompanhado por Arthur e Gael. Durante o ano de 2025, 1.869 registros foram feitos na unidade interligada do cartório que funciona no hospital. Desde fevereiro de 2022, quando o serviço foi implantado no HMIJS, 6.066 registros com CPF já foram emitidos.

Referência

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos de internação, incluindo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de cuidados semi-intensivos, além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. A unidade é referência regional em atendimento a partos de risco, gestação de alto risco, cuidados intensivos e intermediários neonatais, além de cuidados intensivos e clínicos infantis. Funciona 24 horas por dia e atende tanto demandas espontâneas quanto referenciadas pela rede primária de saúde. É a única maternidade 100 por cento SUS da região e o único hospital especializado no atendimento aos Povos Indígenas da Bahia.