Aula aberta com Cesarino: Escutas do sofrimento na cidade: a experiência do Psicodrama Público no Centro Cultural São Paulo
O Curso Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica: Clínica e Política na Transformação das Práticas convida a todos para a sua 15ª Aula Aberta! O tema da Aula será “Escutas do sofrimento na cidade: a experiência do Psicodrama Público no Centro Cultural São Paulo”, ministrada pelo professor Antônio Carlos Cesarino. A Aula Aberta irá acontecer no dia 14 de maio de 2018, a partir das 19h30, no Auditório do Instituto Sedes Sapientiae (Rua Min. Godoy, 1484).
Cesarino é psiquiatra formado pela Universidade de São Paulo e pioneiro do psicodrama no Brasil. Foi coordenador de Saúde Mental do município de São Paulo, fundador do referido Psicodrama Público, lecionou em diversas instituições, como PUC-SP, Santa Casa de São Paulo, dentre outras. Atuou junto ao sindicato dos médicos e Cremesp.
Compareça! Confirme sua presença no evento:
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=765162310349934&id=35229142163702
Por Patricia Villas- Bôas Valero de Morais
Em tempos de aumento da iniquidade e sequestro de direitos, é prerrogativa ética daqueles que escutam o sofrimento humano agir politicamente, das mais diversas formas, para atenuá-lo. Temos assistido nos últimos anos um crescimento de ações micropolíticas de escuta dos sujeitos, em modos de escuta territorial, clínicas públicas e abertas de psicanálise, as experiências das clínicas do testemunho e as intervenções com populações vulnerabilizadas pela ação do capitalismo predatório.
Resolvemos entrar nessa conversa, iniciando por amplificar uma das experiências mais antigas e consistentes deste tipo na cidade: o Psicodrama Público do Centro Cultural São Paulo, que segue firme e forte, semanalmente, há mais de 15 anos. Para isso convidamos Cesarino, fundador e condutor do processo por muitos anos, para dividir conosco sua experiência.
Aproveitamos para invitar à todos os organizadores, condutores e participantes deste processo a virem contribuir na discussão.
Na semana da Luta Antimanicomial, convidamos a todos para nossa 15a. Aula Aberta: pública e gratuita, é claro!!
Só chegar!!!