Com o tema do momento – fake news –, o Boletim BiblioCovid, da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, traz 10 artigos de diversos países que abordam as notícias falsas e seus impactos na pandemia. Da Espanha ao Zimbabwe, do Brasil à Republica Dominicana, passando por Cuba, a desinformação e a má informação sobre a Covid-19 tem sido um grande problema na prevenção da pandemia.
Artigos da Espanha (Vaccine hesitancy in the age of coronavirus and fake news: Analysis of journalistic sources in the Spanish quality press) e do Zimbabwe (Countering misinformation via WhatsApp: Preliminary evidence from the COVID-19 pandemic in Zimbabwe), por exemplo, enfocam a importância das fontes de credibilidade compravada podem moldar o comportamento e conhecimento e ajudam a entender o papel dos jornalistas nas controvérsias científicas.
A contribuição brasileira (Fact or fake? An analysis of disinformation regarding the covid-19 pandemic in Brazil) é um artigo que apresenta como as notícias falsas a respeito do novo coronavírus (Sars-CoV-2) mais disseminadas nas redes sociais podem causar prejuízos à saúde pública. O artigo da República Dominicana (COVID-19 and fake news in the Dominican Republicana), vai na mesa linha e mostra como a mistura de crise política e a pandemia podem impactar a luta contra a pandemia. Já a publicação de Cuba (Curbing Misinformation and Disinformation in the COVID-19 Era: A View from Cuba) mostra como as notícias falsas se tornaram uma “pandemia dentro da pandemia de Covid-19.
A última edição do ano do Boletim BiblioCovid pode ser baixada aqui ou diretamente no Repositório Institucional Arca