Campanha de Vacinação com Foco na “Educação Popular em Saúde” e na autonomia do usuário do SUS.
Começa segunda-feira, dia 23 03 2020, a primeira fase da vacinação contra gripe, disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), que, estrategicamente, foi antecipada nos postos de vacinação de todo o Brasil, devido ao enfretamento da Pandemia do CoronaVírus no país.
Desse modo, na penúltima semana de março o público prioritário será o de pessoas acima de 60 anos e os trabalhadores da área da saúde. Serão três etapas em datas selecionadas para públicos diferentes. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos distintos. Ao todo, cerca de 67,6 milhões de pessoas devem ser vacinadas em todo o país.
A meta segundo o Ministério da Saúde, é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Por isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários.
A segunda etapa da campanha terá início no dia 16 de abril, com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
A Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Campus de presidente Prudente, suspendeu as atividades presenciais, na segunda quinzena do mês de Março de 2020, em virtude da pandemia do Corona vírus. Atividades de Ensino A Distância foram inseridas na grade curricular dos estudantes. Uma das atividades esteve relacionada à Vacinação contra Gripe. Avalio como enriquecedora a possibilidade de poder participar de uma campanha de Vacinação contra a Gripe, na minha passagem pela Graduação de Medicina no ano de 2019. A Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem denominada Problematização trouxe oportunidades para agir na Campanha, refletir sobre o novo aprendizado adquirido, além de construir novas ações, principalmente no Eixo da Educação em Saúde.
Interagir e trocar experiências com pessoas que foram se vacinar e com seus responsáveis foi extremamente produtivo. A realização de uma ação de Educação Popular em Saúde foi importante na minha Aprendizagem Significativa. Tive oportunidade de colocar em prática, na Estratégia Saúde da Família, os conteúdos aprendidos na teoria.
O novo conhecimento se incorporou às minhas experiências prévias. Dessa maneira, a comunidade que recebeu as informações em Saúde e os Acadêmicos que elaboraram o plano de ação, ambos se transformaram. Juntos, esses atores se empoderam e adquirem possibilidades para modificar a realidade local em Saúde. Esse “Empowerment Comunitário” poderá modificar a “maneira de andar a vida” das pessoas que residem na área de abrangência da ESF, melhorando sua autonomia.
Referências:
1- Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/02/27/com-coronavirus-governo-antecipa-campanha-de-vacinacao-da-gripe-em-23-dias-no-brasil-inicio-e-previsto-para-23-de-marco.ghtml Acesso em: 25/03/2020, às 20:02.
2- Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46567-comeca-segunda-feira-vacinacao-contra-gripe. Acesso em: 25/03/2020, às 19: 31.
Por Raphael Henrique Travia
Olá Julianne,
Muito oportuno esse lembrete para a campanha de vacinação contra a gripe.
Espero que a população mantenha a calma e se vacine em todo o Brasil, para não piorar a situação atual que já é crítica.
AbraSUS Virtuais,
Raphael