Colegiado em pauta na saúde estadual no Rio Grande do Norte
Notícia boa a gente compartilha né?, por isso vim aqui sociabilizar esse material que foi lançado hoje, (19/07/21), pela coordenadora de Gestão do Trabalho, da Educação e Saúde (Antiga CRH) da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Elenimar Bezerra (apoiadora da PNH). O material é um ebook sobre os métodos e práticas para o fortalecimento do SUS no Estado, tendo por norte o dispositivo colegiado.
O ebook é pequeno, mas tem um mundo de informações que buscam atualizar e informar, e sobretudo inspirar outros gestores a implantarem e fortalecerem esse dispositivo tão importante para se ter uma gestão mais humana, mas participativa, mas estratégica. Compartilho aqui o link do material para que vocês possam ver, comentar e colaborar com outros materiais que poderão surgir a partir deste.
Eu, jornalista da Secretaria , a muito queria produzir algo assim, e coloquei todo meu coração na produção deste ebook. Pois tenho uma história com a PNH, apesar de não ter feito curso para ser apoiadora, aprendi muito nestes 11 anos de secretaria com as pessoas que implantaram e ajudaram a fortalecê-la no estado, sobretudo minha querida amiga Rejane Guedes. Ela hoje não está mais na secretaria, mas segue atuante em outras frentes e nos inspirando a perseverar e a lutar pelo SUS. A outra pessoa é Carlézia Alves, apoiadora da PNH que na Secretaria tem feito um trabalho ímpar o de fortalecer e cuidar para que os colegiados ocorram. E nossa coordenadora Elenimar, mais conhecida por Leninha que tem mostrado na prática como se faz uma gestão tendo por base a Humanização. São muitas outras pessoas que me inspiraram e plantaram a sementinha da PNH em minha alma, não vou citar nomes, para não esquecer de citar ninguém. Para fazer uma homenagem a estas eu busquei lapidar este trabalho, que não foi feito só por mim, foi produto de um coletivo, mas eu cuidei do projeto gráfico e da diagramação, ainda ajudei na produção pauta, para que o material mesmo que pequeno pudesse caber o máximo de informações sobre esse dispositivo tão estratégico e que destacasse o máximo possível a PNH.
A ideia do material surgiu de um anseio que Elenimar Bezerra tinha em destacar e reverenciar os colegiados existentes na Secretaria. Pois este ano completa um ano que o colegiado Voz Ativa (da gestão de Leninha) foi criado oficialmente e a cada dia se torna mais forte. Apesar das agendas insanas do dia-a-dia frenético da gestão de uma secretaria de saúde, e mais num período de pandemia, Leninha não descuida dos colegiados e segue firme. Poder participar da construção deste material foi uma honra, e para mim uma forma de agradecer a todas pessoas que contribuíram para melhorar o meu olhar para com o SUS trazendo para minha vida a Política Nacional de Humanização.
Não sei se elas estão por aqui, mas vale o destaque, Anna Karlla Fontes que cuidou com todo o carinho dos textos, Carlezia Alves, Ana Carla Macedo e Cláudia Frederico que alimentaram o ebook com uma expressiva quantidade de informações, a nossa Leninha que sonhou e gestou todo o projeto e confiou a nosso coletivo tamanha responsabilidade. Gratidão e desculpem o textão!
Por Rejane Guedes
Um Ebook para chamar de NOSSO:
Com alegria recebi o arquivo do Ebook, contendo o registro de um processo que fertiliza o solo das práticas colaborativas na Secretaria Estadual de Saude do RN, num tempo no qual as urgências institucionais dizem respeito aos agravos e estragos que a pandemia do coronavirus têm produzido no cenário da Saude brasileira.
O ebook é fruto de uma história de PERSISTÊNCIA e PERSEVERANÇA . Ele pode inspirar outros coletivos; pode servir como mote para muitas conversas; como fermento para a retomada de construções de novos processos coletivos.
Não é por acaso que ele ( o Ebook) chega à Rhs (rede humanizasus) no dia do seu lançamento, pois sua construção se entrelaça com o movimento humanizasus no Rio Grande do Norte e a Rhs faz parte dessa história.
Assim sendo, o coletivo que elaborou o ebook está de parabéns. Um registro vivo, dinâmico, organizado, que agrega o fazer e o dizer de forma pertinente.
Enxergo muitas possibilidades desse material como fonte de pesquisas a partir das referencias nele contido e como fonte de inspiração para novos processos colaborativos e novos registros.