O Colegiado Estadual de Humanização de Santa Catarina segue com seu plano de estudo e troca de experiências na área da saúde, tendo como base as Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS.
Mensalmente, temos nos reunido para estudar e trocar experiências sobre temas complexos que nos ajudem a modificar a realidade nas instituições representadas. Hospitais e serviços de atenção básica tem se reunido para explorar as potencialidades e buscar enfrentar os desafios no dia a dia dos espaços de saúde.
Um dos temas que tem merecido nossa atenção é a saúde do trabalhador da saúde que vem cada vez mais necessitando de cuidado e atenção sobre a sua própria saúde.
Aspectos importantes como criação de espaços de escuta, roda de conversas, trabalho coletivo e olhar atento sobre o processo de trabalho tem permeado estas discussões. Sem contarmos com a enfase em necessidade da democratização das relações de poder na esfera do trabalho, bem como favorecimento da autonomia e protagonismo de todos os envolvidos.
Em breve seguiremos com os temas escuta qualificada, co gestão, direito dos usuários e formação e intervenção na saúde.
E em Outubro deste ano estamos organizando uma Mostra Estadual de Humanização com foco nas experiências exitosas nos eixos Saúde do Trabalhador e Direito dos Usuários.
Em breve traremos maiores detalhes sobre este evento.
Por Comitê Médio Vale
Obrigada Jaqueline (SMS Brusque SC) e Juliana (SEMUS Blumenau SC) por representar o Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí neste espaço representativo da humanização no Estado de Santa Catarina!
Seguimos fortes contagiando os espaços com nossas ações em favor do SUS inclusivo, universal e equânime!