Importância da antropometria no Programa saúde na escola
No dia 08 de abril de 2019 o grupo do PAPP da ESF São Pedro foi a escola Emeif Aziz Felipe. Parte das crianças são atendidas pela nossa ESF e outra parte por outra ESF local. A escola atende crianças menores, e neste dia ficamos responsáveis pelo maternal, jardim e pré. Nosso grupo de alunos foi dividido em 4 etapas a fim de maximizar a eficácia do trabalho, sendo sempre acompanhados e auxiliados pela professora responsável pelo nosso grupo, e 2 enfermeiras da ESF. Uma aluna recepcionava os alunos, outra (eu) pesava-os, outros 4 alunos mediam a altura e um último aluno ficava responsável pela marcação dos dados de acordo com a série do aluno.
Consegui notar, conversando com as enfermeiras e vivenciando aquele dia, o quão complicado é a coleta de dados; na maioria dos casos apenas duas pessoas (geralmente enfermeiras ou auxiliares) podem ser retiradas da ESF para realizar esse serviço que levaria muito mais tempo.
Sobre os alunos, as professoras do local ajudaram muito e em sua maioria o IMC dos menores estava normal, alguns casos que estão acima serão orientados e pesquisaremos políticas que podem ser úteis nessas escolas.
Deixo aqui meu relato sobre mais uma aula extra-classe que levarei para vida, e deixo também um agradecimento às enfermeiras em geral.
**imagem autorizada.
Por MARCEL FARIAS DOS SANTOS
Oi Giovana! São dados simples de realizar que nos trazem importantes impressões da realidade! Parabens!