COMO A ESCUTA ATIVA VEM CONTRIBUINDO COM AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO HOSPITAL DE SANTANA DO IPANEMA
O Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, gerido pelo InSáude – Instituto Nacional de Gestão em Saúde, buscando sempre avançar na qualidade dos serviços prestados à população, desenvolve mensalmente diversos treinamentos e capacitações para os seus colaboradores, esses treinamentos são todos coordenados pelo NEP – Núcleo de Educação Permanente.
A capacitação de Acolhimento e Escuta Ativa, tem como objetivo desenvolver nos colaboradores a habilidade de acolher e escutar não apenas o que a pessoa está expressando diretamente, mas também os sentimentos que estão por trás daquilo que ela está falando. Já que para entender alguém é preciso ter empatia, saber se colocar no lugar da outra pessoa.
Segundo a Política Nacional de Humanização (PNH), acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução. Acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde.
Para os funcionários que participaram da capacitação, o momento foi muito produtivo e contribuiu para o crescimento pessoal e profissional de todos os que participaram, como aponta os relatos de alguns participantes seguir.
“Foi uma palestra muito produtiva! Foi uma palestra onde veio ensinar a todos nós a maneira correta de abordar os pacientes”, disse o biomédico José Bezerra.
“O treinamento de hoje só tenho a dizer, que foi muito proveitoso, muito bom é uma oportunidade que a gente tem de aprendizado de reflexão, de inteiramento, isso tudo nos ajuda acrescer muito como profissional e também a oferecer um bom trabalho na unidade”, disse a técnica de enfermagem Gleide.
“Esse momento, momento de aprendizado, onde nós vimos tanto na teoria quanto na pratica, o modo mais correto de comunicação e de atendimento ao usuário, tivemos uma experiencia muito boa e bonita com relação as práticas de acolhimento, então hoje nós temos, uma gama de conhecimentos, podemos dizer isso quanto funcionários, com relação as práticas de acolhimento”, disse a assistente social, Silvia.
É uma capacitação que vem contribuindo para melhoria das relações interpessoais e humanas entre funcionários e pacientes do HRCRM, Acolhimento e Escuta Ativa, tem como facilitadora a Dr. Lúcia de Fátima Queiroz – Diretora Geral da Unidade.