COMO RECONHECER O AUTISMO EM BEBÊS ?

12 votos

Identificar o autismo em bebês não é uma tarefa de natureza fácil ,depende de muita observação pois como a criança esta nos primeiros anos de vida ,a percepção de seu comportamento não apresenta certa normalidade para idade, é diferente dos demais é muito deficitária .

Não existe uma maneira de diagnosticar o instantaneamente o Transtorno Espectro Autista (TEA) ,além da observação ,ficando atento aos pequenos sinais que o bebê vai mostrando ao longo de seu desenvolvimento .A tarefa não é simples uma vez que a atenção deverá ser redobrada para que a partir da uma suspeita os pais levem a criança ao médico.

QUAIS SERIAM ESTAS SUSPEITAS ,QUAIS OS PRIMEIROS TRAÇOS A SEREM OBSERVADOS ?

Em se tratando de bebês ,devemos nos atentar mais aos estímulos gerados pelas vozes das pessoas que estão por perto do pequeno ,pelo contato visual ,assim como objetos  que chamariam sua atenção e outras situações que despertariam sua curiosidade .

Tudo isso porque é normal que uma criança de meses s sinta estimulada sempre que escuta o som vindo  dos pais e de quem compõe aquele núcleo familiar .Outro exemplo é quando ela vê algo em sua frente .Ela quer tocar ,pegar ,balançar ,enfim a criança se sente interessada em tatear aquilo que é “novo” em sua vida .No caso de autismo em bebês é diferente ,pois a criança simplesmente não atende ao chamado dos pais ,não estabelece comunicação visual ,não esboça atração por objetos que estão a sua volta ,entre outras coisas.

É preciso que os adultos responsáveis comuniquem todos estes detalhes ao especialista ,pois todas essas informações são cruciais para o diagnóstico a ser dado pelo médico .Vale lembrar  que o diagnóstico é inteiramente clínico ,dependendo de uma observação prévia feita pelos pais ,não estabelece comunicação visual ,não esboça atração por objetos que estão a sua volta entre outras coisas.

Por volta dos dois anos de idade a criança possui um vocabulário muito pequeno ,poderíamos dizer minúsculo o que não o impede de se comunicar ,de esboçar suas primeiras palavras ,mãmã ,papa ,auau e assim por diante,palavras que esboçam seu interesse por coisas ou pessoas que fazem parte de seu ambiente familiar .

No caso da criança com TEA, ela pode não emitir tais sons como o objetivo de se comunicar ,restando a ela fazer birra como forma de manifestar alguma contrariedade e desconforto por exemplo.

Quando isso acontece é importante observar o que a deixa irritada .É muito comum ,que algum alimento ,cheiro ou ruido lhe cause este desconforto ,isso pode ser o primeiro sinal de hipersensibilidade ,algo recorrente e até característico de muitos que convivem com autismo.

Problemas de socialização

O ambiente familiar serve para criança se socializar ,seja com pais ,irmãos ,babás ,amiguinhos .O autismo em bebês faz com que a criança não estabeleça contato .Ele sempre irá preferir ficar isolado em um canto brincando com um objeto sem a companhai dos demais .Esse comportamento também será notório no mundo escolar porque este ambiente é excelente para á criança se socializar ,no caso dos bebês com autismo isso não irá acontecer ,ele irá se isolar e consequentemente será isolado .

Por isso o tratamento precoce é ideal .O profissional abordará intervenções para induzir uma mudança de comportamento gradual e eficaz.

Outra coisa que poderá ajudar muito é qualificação dos profissionais da educação que lidam com bebês ,em escolinhas e creches ,no que se refere a detectação do problema como também o grau de esclarecimento da família ,pois sendo esclarecidos ficará mais difícil ignorar tais sinais ou diagnósticos dados pelos médicos.

 

Referências

(HTTP://ENTENDENDOAUTISMO.COM.BR/)

(HTTP://ENTENDENDOAUTISMO.COM.BR/ARTIGOS/)