Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) completa 70 anos no próximo 28 de outubro. A unidade foi inaugurada em 1947 no governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, como resultado de uma reivindicação de funcionários públicos federais pelo extinto IPASE (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado), abrigando e assistindo a pacientes notórios como ministros e presidentes. Para comemorar esta data, o hospital promoverá uma exposição multimídia e o lançamento de um documentário que revisita a história do HFSE.
Na atualidade, o Hospital Federal dos Servidores do Estado integra o Sistema Único de Saúde (SUS) em nível federal e é especializado em atendimento de alta complexidade. Realizou mais de 160 mil consultas ambulatoriais, mais de 8 mil cirurgias, e até o mês de agosto, realizou 7 mil internações. Referência em residência médica, conta também em residência em farmácia, fisioterapia, serviço social e enfermagem. São 312 residentes em medicina, 29 na área de enfermagem. Hoje oferece residência com especialização médico-cirúrgica, pediatria e oncologia.
Memórias do seu Tempo
Além das homenagens aos profissionais de saúde que prestam e prestaram serviços à unidade, na cerimônia de celebração será exibido um documentário que se inspirou na história da unidade. O filme Memórias do seu Tempo – HFSE 70 anos evoca relatos de pessoas que têm suas vidas atreladas ao HFSE e vivenciaram o período em que o hospital tinha como pacientes os presidentes do país. Em encontro com o presente, as memórias do passado produzem monumentos que preservam os valores de um hospital pioneiro na residência médica, mas também transformam o olhar do profissional sobre a saúde pública brasileira na contemporaneidade.
Localizado numa região que ainda preserva vestígios da história da escravidão, movimentos sanitários e sociais do Brasil, o documentário revisita o passado do HFSE desde a sua construção arquitetônica e a escolha da sua localização, no Bairro da Saúde, acompanhando as mudanças no cenário político do país até os dias atuais a partir de depoimentos de ex-diretores, chefes de serviços e servidores da unidade.
A essência do nascer
A exposição “A essência do nascer: um olhar humanizado sobre o parto e o nascimento”, de autoria de Priscila de Paula, enfermeira do HFSE, revela registros feitos pela autora durante sua rotina na maternidade do hospital. O trabalho proporcionou um olhar mais afetivo entre o profissional de saúde e as pacientes e acompanhantes. A sala de exposição contará com 10 imagens e será montada no hall que dá acesso ao auditório da Divisão de Ensino e Pesquisa.
Clique aqui e acesse ao trailer do documentário Memórias do seu Tempo – HFSE 70 anos
Por Emilia Alves de Sousa
Muito bacana a proposta da homenagem aos trabalhadores na comemoração do aniversário do hospital. A valorização dos trabalhadores nas práticas de cuidado é um importante dispositivo para ampliar a qualificação da produção de saúde. E que essa valorização não se encerre apenas nessa programação de aniversário! Que ela se tranversalize em todo o cotidiano dos processos de trabalho!
Quanto à exposição “A essência do nascer: um olhar humanizado sobre o parto e o nascimento”, de autoria d a enfermeira Priscila de Paula, é inspiradora, e vale uma postagem especial aqui na rede. Faço um convite para que ele poste, e daremos um destaque aqui na rede.
Parabéns à Priscila, aos demais trabalhadores e gestores pelos 70 anos de aniversário do HSFE! E compartilhem conosco os efeitos das ações festivas!
AbraSUS!
Emília