O conselho estadual de saúde do ES, com o apoio da Secretaria executiva e demais membros de sua equipe profissional está promovendo esse bonito encontro entre o CAPS Cidade , trabalhadores e sociedade em geral.
Trata se da primeira iniciativa “Arte no corredor” que vem abraçar artes e artistas provocando encontros, diálogos, reflexões e possibilidades.
Neste mesmo sentido a revista RETS, publicou em 2019 um estudo sobre os benefícios da arte para a saúde destacando dentre outras coisas que “…A arte é uma das maneiras pelas quais podemos enfrentar desafios de saúde perversos ou complexos como diabetes, obesidade e problemas de saúde mental”… “Destaca também que a música pode apoiar a cognição em pessoas com demência, sendo que a prática do canto melhora a atenção, a memória episódica e a função executiva. ..”
Dessa forma o CES – ES espera contribuir, ao considerar o valor da saúde e bem estar, inclusos num contexto social e comunitário.
Referencia:
ets.epsjv.fiocruz.br/noticias/estudo-da-OMS-mostra-que-arte-pode-fazer-bem-saúde
FOTOS ARTE NO CORREDOR REDE HUMAN
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Auricélia,
Muito interessante a sua postagem destacando esse encontro entre os trabalhadores, usuários do CAPS e a sociedade de um modo geral para debaterem um tema tão relevante que a arte na saúde mental.
Seria muito importe você relatar aqui os encaminhamentos deliberados nesse encontro. As propostas de movimentos artísticos pensados para implementação nos CAPS aí no Espírito Santo.
AbraSUS
Emília