Conversando sobre políticas públicas de saúde para a população LGBT no HGE.
O grupo de estudos de psicologia do HGE realizou no dia 28.09.17, uma roda de conversa sobre políticas públicas de saúde para população LGBT, facilitada pela estagiária de psicologia Vanessa Cristiane Guimarães de Moraes, estiveram presentes profissionais e estagiários de diversas áreas do Hospital. Tivemos como disparador da roda de conversa, um vídeo que abordava e esclarecia alguns conceitos como a questão de identidade de gênero e orientação sexual. O vídeo trazia ainda depoimentos de alguns usuários do SUS que sofriam preconceito devido sua transexualidade e lesbianidade. Quando abrimos a roda para a discussão, vários temas surgiram, entre eles: a importância do nome social na ficha de atendimento hospitalar, gênero, homofobia, cura gay, violência e como denunciar. Momento de aproximação com tabus que nunca foram discutidos no Hospital, e que proporcionou muito aprendizado para todxs do HGE.
Por Emilia Alves de Sousa
A participação social é um direito garantido por lei, e fomentar espaços que possibilitem a inclusão dos usuários, para que se manifestam, dialoguem sobre a doença, sobre os seus direitos, os desafios enfrentados, ampliam a informação, o empoderamento e a possibilidade de um tratamento mais exitoso.
Uma curiosidade, as rodas de conversa incluem também os familiares dos pacientes? Sabe-se em em alguns casos, o preconceito começa na própria família.
Está de parabéns o serviço de psicologia do HGE pela importante iniciativa!
AbraSUS!
Emília