Dengue é abordada de maneira lúdica por Acadêmicos de Medicina, em uma creche de Presidente Prudente

12 votos

Dengue é um dos mais graves problemas de Saúde Pública na atualidade. A  prevenção e o combate dessa doença necessita de ações que envolvem conceitos relacionados à cidadania. A comunidade deverá participar de maneira efetiva na eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença, adotando medidas que  ajudem na redução da propagação e contaminação do vetor,  revertendo assim o quadro de situação epidêmica do Estado de SP,  possibilitando uma melhor qualidade de vida da população.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE), no Campus de Presidente Prudente, insere os seus estudantes da Graduação, em oito Estratégias Saúde da Família, nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Os Facilitadores utilizam Metodologias Ativas como a Problematização para criar Planos de Ação relacionados às Necessidades de Saúde da Comunidade adscrita às ESFs. Um dos Planos de Ação desenvolvidos pelos acadêmicos esteve relacionado à Política Pública de Promoção à Saúde. Os acadêmicos participam de Reuniões de Equipe, semanalmente, na ESF. Nessas reuniões, os estudantes são estimulados pelos Facilitadores a compreender a Epidemiologia em Saúde, relacionada ao território ligado à Unidade de Saúde.

Os Agentes Comunitários da ESF do Jardim Leonor sugeriram ações de Educação em Saúde, relacionadas à Prevenção contra a Dengue, a serem realizadas em uma creche, localizada no território da ESF. Estudantes organizaram o Plano de Ação, na Creche, abordando de maneira lúdica a doença, com as crianças. A ação intersetorial foi ao encontro do Eixo da Educação em Saúde, proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso Médico, editadas pelo MEC, no ano de 2014.

Os Coordenadores da Creche participaram de todas as fases do desenvolvimento do Plano de Ação. Os participantes, acadêmicos, crianças, pais e ou responsáveis, Facilitadores e Coordenadores, consideraram como positiva a criação de ambientes saudáveis no território da ESF do Jardim Leonor.

Referências: APRENDENDO SOBRE A DENGUE DE UMA FORMA DIVERTIDA.
Disponível em: https://www.google.com/urlsa=t&source=web&rct=j&url=https://m.educador.brasilescola.uol.com.br/amp/estrategias-ensino/aprendendo-sobre-dengue-uma-forma-divertida.htm&ved=2ahUKEwjEsd3En8nkAhVTGbkGHRBfC10QFjAGegQICRAB&usg=AOvVaw24GIq_uYdcn32-8JacyM9D&ampcf=1. Consulta em 11 09 2019 às 14h 31min.